Skip to main content

título: piscina
data de publicação: 04/03/2021
quadro: picolé de limão – especial férias 2021
hashtag: #piscina
personagens: joana, sidnei, dona augusta e rodinei

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei para mais um Picolé de Limão do nosso especial de férias. E hoje eu vou contar para vocês a história da Joana e do Sidnei, quem me escreve é a Joana. E é história de treta familiar, que eu adoro. Então vamos lá, vamos de história.

[trilha]

Bom, a Joana tá casada há pouco mais de três anos com o Sidnei e eles têm um bebezinho. E, quando ela casou, ela morava nos fundos da casa da mãe do Sidnei. Tem um terreno muito grande, um terreno muito bom. Só que era um inferno, porque a Dona Augusta, que é mãe do Sidnei, é daquelas idosinhas que tudo choram, tudo “ai, eu vou morrer”, “ai, eu tô doente” e assim ela conseguia manipular ali a Joana, o Sidnei e todo mundo para fazer as coisas que ela queria. Aí a Joana batalhou, batalhou, batalhou, eles deram entrada aí em um apartamentinho desses populares e foram morar longe da Dona Augusta. E o Sidnei tem um irmão. — Que a gente vai chamar de Rodinei. — E o Rodinei é o que? O Rodinei é festeiro. Rodinei é festeiro, Rodinei não pensa em casar, Rodinei não pensa em ter filhos, Rodinei gosta de curtir. E aí tá lá Sidnei e Joana levando a vida deles, só que no prédio ali, como é um prédio bem popular assim, não tem área de lazer, nem tem nada.

E aí eles sempre se reuniam na casa da Dona Augusta que tem um quintal grande, com árvores, dá para fazer churrasco… Então as festas continuaram na casa da Dona Augusta, e como a Dona Augusta é de idade, agora na pandemia, logo no começo, eles já estavam escavando para fazer um buraco lá da piscina, que ia ter uma piscina lá no terreno da Dona Augusta. E aí veio a pandemia, eles meio que paralisaram ali a obra da piscina e, quem ia fazer essa piscina, era o Rodinei, né? Pra ficar ali com os amigos e nã nã nã. E ai a Joana e o Sidnei, eventualmente, iam também ali usar a piscina, né? E aí como veio a pandemia o Rodinei ficou desempregado e a obra da piscina parou. O Sidnei continuou trabalhando e, de repente, assim no meio da pandemia, digamos que lá pra maio, a piscina estava pronta.

E eles estavam em quarentena, mas aquela coisa de quarentena familiar. Entre eles ali eles se encontravam. Mesmo — E eu falei anda isso pra Joana — colocando a Dona Augusta em risco, né? Ainda bem que não aconteceu nada com ela. E aí a Joana falou: “que estranho, o Rodinei desempregado e a piscina pronta. Uma obra cara daquela, uma piscina enorme. Que estranho, né, Sidnei?” E o Sidnei quieto. E aí eles estavam lá, foram inaugurar a piscina e tava só ela, o Sidnei, o Rodinei e a Dona Augusta. — Porque pandemia, né? — E todo mundo meio que com medo da Dona Augusta pegar coronavírus, então até o Rodinei que é baladeiro não estava, realmente, saindo, só convivendo ali com a família. E como tinha a piscina, ele ficava fazendo live, sabe? Se mostrando [risos] na piscina. E aí tava os quatro lá, e aí a Dona Augusta falou: “ai, Sidnei, você é um filho de ouro. Muito obrigado pela piscina”.

E aí a Joana descobriu que, quem tinha terminado a piscina e bancado a obra, era o Sidnei… Com o dinheiro que eles tinham combinado de ser a poupança do bebezinho. E aí a Joana ficou louca, né? Voltaram para casa, ela voltou brigando… E aí ele explicou, né? Que: “poxa, pandemia, uma piscina ali vai ficar melhor para a gente também…” — Eu entendo o Sidnei. É a família dele, fez uma piscina ali para todo mundo curtir. E, gente, o bebezinho não tem um ano, dá para fazer bastante poupança pro bebezinho ainda. Então não vi problema nessa questão da piscina, né? — E aí, como eu disse, o quintal da Dona Augusta é muito grande, e já tinha uma casa no fundo. A piscina ficou do lado da casa dos fundos, e a casa dos fundos estava servindo ali, tipo, como se fosse uma casa da piscina, né? Você vai, você toma um banho, você troca de roupa ali pra usar a piscina. Só que acontece que, nesse meio aí de pandemia, o Rodinei conheceu uma moça, se encontrou com a moça e, para não colocar Dona Augusta em risco, ele se mudou para a casinha lá do fundo com a moça.

E a moça resolveu fazer o quê? Dividir o quintal e separar a casa, como se fosse uma cerca, da Casa da Dona Augusta. Que aí a Dona Augusta ficou chateada, mas falou: “ah, deixa o Rodinei”. E aí a piscina ficou no quintal do Rodinei… E veio agora o final de ano, a moça juntou ali a família dela e, gente, a moça não deixou a Joana, o Sidnei e a Dona Augusta usar a piscina, frequentar ali aquela parte do quintal, que ela cercou. E o Rodinei tava muito apaixonado e ele não fala nada… E quem pagou a piscina foi o Sidnei. E aí saiu um brigueiro lá, e agora o Sidnei quer receber o dinheiro da piscina e a moça não quer dar. O Rodinei desempregado… — Foi morar com a moça desempregado. — Então, é a moça que trabalha, a moça que fez a cerca… A Dona Augusta tá muito chateada.

E aí, olha só o pedido da Dona Augusta, porque ela está ficando na casa da frente que é maior, sozinha, e ela pediu pro Sidnei voltar com a Joana e o bebezinho, alugar o apartamento deles e voltar para morar com ela. Só que, morando na casa dos fundos, a Joana falou que foi um inferno, imagina morar na mesma casa da Dona Augusta? Ela está com dó da Dona Augusta, porque a Dona Augusta está lá sozinha e tá aguentando desaforo dessa moça aí… Ela falou que ela é bem desaforenta, ela cercou a piscina… Só que o Sidnei falou que, se ele mudar pra lá, a primeira coisa que ele vai fazer é marretar esse muro, vai deixar livre ali área da piscina. Então, gente, vai ser treta. E tem a questão da Dona Augusta não ser uma pessoa fácil de se lidar.

Eu acho assim, se a Joana voltar a morar lá, ela não vai conseguir sair de lá tão cedo, então tem que pensar bem. Eu entendo que a Dona Augusta tá sozinha e nã nã nã, só que, Joana, você já pastou ali naquele quintal, vai voltar pra lá? Não sei, gente, o que vocês acham? E ainda tem o Sidnei, que falou que o Rodinei não briga, que o Rodinei fica quieto, mas pensa o Sidnei com uma marreta lá destruindo o murino que a moça fez, né? Vai dar umas tretas familiares aí por causa dessa piscina… Porque já rolou de o Sidnei pular o murinho e entrar na piscina… Porque foi ele quem pagou. Ele falou que, na pior das hipóteses, ele vai lá, vai esvaziar a piscina, vai quebrar tudo e vai jogar um caminhão de terra. Então veja as tretas…

E aí a dúvida da Joana é: volta pra lá, para morar com a Dona Augusta que está sozinha, que está chateada ou não? Ai, gente, olha… Sinceramente, ela falou que já pastou na mão da Dona Augusta… Eu não voltava, não, desculpa, mas não voltava, não. Mas aí também fico com dó da Dona Augusta, o que vocês acham? Deixem seus recados lá no nosso grupo do Telegram, é só jogar na busca do Telegram “Não Inviabilize”, tá bom?

Assinante 1: Ai, gente, por favor, Joana, não volta, não, a morar com a sogra. Nem que você dê mais suporte para ela neste período, mas não volta, não. Primeiro é sua sanidade mental e, segundo, pega essa marreta, você e o Sidnei, e destrói todo esse muro. E se a pessoa quiser, a namorada do irmão quiser subir outro muro, que ela suba, mas da piscina pra lá… Mas olha, é muita audácia mesmo…

Assinante 2: Oi, Joana, eu sou a Danielle. Você já pensou, por acaso, na possibilidade de colocar o seu apartamento no Airbnb e vai passar uma temporada na casa da sua sogra só para ver como vai? Porque o Airbnb é aluguel por temporada, se der alguma treta, você volta pra lá. Talvez mudar definitivamente assim, não seja uma boa ideia, você deveria fazer de pouco a pouco. Passar uma temporada, depois mais uma temporadinha e vai vendo como ela se comporta. Mas eu deixaria claro com o marido que, olha, minhas condições são essas, né? E aí vai fazendo uma prova, mas não mudaria definitivamente.

Déia Freitas: Um beijo e até a próxima história.

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.