título: sogro
data de publicação: 08/09/2021
quadro: picolé de limão
hashtag: #sogro
personagens: Yara, josué e pai do josué
TRANSCRIÇÃO
[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei para mais um Picolé de Limão. E hoje eu vou contar para vocês a história da Yara, é uma história mais pesadinha, então vamos lá, vamos de história.
[trilha]A Yara ela ficou casada com o Josué por dez anos, e eles acabaram numa boa assim. O relacionamento durou o que tinha que durar e eles se separaram… Tiveram um filho e vida que seguiu. E a família, com a criação do filho e tal, nunca se separou, né? Porque o Josué ali, com o pai e mãe, foi morar com os pais, né? E aí o menino, — Filho da Yara — sempre ia lá ver os avós. E eles cresceram assim, todo mundo muito bem, assim, todo mundo se dando muito, muito bem. E a criança foi crescendo… O menino está agora com 9 anos, se dando super bem ali na família.
Só que no começo da pandemia, a mãe do Josué, infelizmente, pegou Covid e faleceu. E aí o pai do Josué ele ficou totalmente perdido, porque eram muitos anos de casamento, enfim, aquela tristeza toda. Tudo muito pesado, mas a família muito unida e foram caminhando, né? — Fazendo o que dava. — Só que aí na casa agora tinha ficado o Josué, o pai do Josué e os sozinhos. Ai a Yara ia lá dar uma força, tipo, eles não cozinhavam, então ela ia lá cozinhava para eles… — Fazia as coisinhas, enfim… — E ela morando de aluguel, até que o sogro falou: “olha, você não quer vir morar aqui?”, aí ela pensou bem, porque ela falou: “bom, se eu for pra lá, eu vou ter que fazer todas as coisas”, — Né? Porque eles não fazem. — “Mas também eu não vou pagar aluguel e vai me dar um adianto”.
Então foi um arranjo bom para o Josué, — Que é o ex dela. — para o sogro, para o menininho, — Que já estava todo mundo em família. — e meio que eles viveram aquele luto juntos. E aí nessa convivência as coisas foram se acertando, ela pegou o ritmo ali da casa, tudo foi dando muito certo e uma coisa aconteceu. O sogro da Yara — Nós vamos aqui de Seu Vilmar — foi se mostrando um cara muito bacana. — Real, assim… — Recém viúvo, muito bacana com a Yara ali… E o inevitável aconteceu.
Seu Vilmar — Ex sogro de Yara — e Yara engataram um romance e começaram a namorar escondido, porque o Josué nem imaginava, mas Josué é ex também, né? — E o seu Vilmar é viúvo. — Só que, né, gente? Imagina a situação. Ela apaixonada, o sogro, — Ex sogro — seu Vilmar apaixonado vivendo um romance escondido. — Parece que quando escondido é mais gostoso. — E os dois engataram esse romance numa vibe de que “não vamos contar, vamos deixar a vida levar e ver no que vai dar”. Só que eles foram se gostando cada vez mais e se apegando cada vez mais.
Então imagina assim, porque na casa do seu Vilmar ali são três quartos, então um quarto que era do seu Vilmar com a esposa que depois faleceu ficou só o seu Vilmar, um outro quarto que é só do Josué e o outro quarto ficou com duas camas de solteiro, da Yara e do menino. Então que a Yara faz? A Yara a noite ela vai lá pro quarto filme do seu Vilmar e, às vezes, dá umas tretinhas de tipo, ah, sei lá encontra no meio do caminho o Josué, e aí ela tem que desviar e tomar água. Só que, tipo assim, pra eles uma mega aventura, né? Só que pra família isso é um escândalo porque, enfim, ele perdeu… — Já faz tempo também, vai, faleceu ano passado, mas tudo bem, né? Familiar você sabe como é, o pessoal fala. —
E eles estão realmente apaixonados. Só que o Josué a Yara acha que jamais aceitará. — Porque, enfim, é o pai dele. Quer dizer, ela foi casada com ele e agora está namorando o pai dele, enfim… — E aí a gente tem mais um bônus — E seria qual? — O bônus nenenzinho. Porque seu Vilmar ele não está acostumado, ele é um senhor de 62 anos… — Isso não tem nada a ver, né? Porque camisinha é para todas as idades. — Só que eles fizeram um acordo entre eles lá de não usar camisinha, e aí agora que está com 41 achou que, sei lá, não fosse engravidar. — Yara, não entendo… Porque se você, né, ainda tem óvulos você pode engravidar. — E agora Yara está grávida do seu Vilmar. — Do ex sogro. — E aí ela tá apavorada.
Seu Vilmar quer abrir pra todo mundo, quer contar pra todo mundo e ela não quer contar ainda. Ele quer casar. Seu Vilmar quer casar porque ele acha que eles estão vivendo aí em pecado, e aí também na família dela ninguém sabe, e ela já tá apavorada que ela vai ficar tipo “casou com o filho e agora vai casar com o pai”. Só que ela gosta de seu Vilmar e o seu Vilmar gosta dela. — Então eu acho que isso é o de menos, vocês não acham, gente? Tudo bem, o pessoal vai comentar? Vai comentar, é uma puta fofoca, Yara, não tem nem como… Né? Tipo, pô, casou com o filho e agora vai casar com o pai… Vou falar, quanto a isso não tem o que fazer, não tem como garantir que ninguém vai fazer fofoca. Todo mundo vai. Fato. Todo mundo vai. —
Agora o que está pegando também — Pra Yara — é que o Josué vai ficar muito sentido de saber que isso estava acontecendo ali debaixo do teto dele sem ele saber. — Mas aí também o que ele tem com você agora? Ele é só pai do seu filho. — E aí tem o menino também. Ela acha que o menino é mais fácil, o menino ama o avô e aí vai continuar chamando de avô mesmo, né? Só que agora ela vai ter um filho que vai ser avô de um e pai do outro… — É isso, né? — Dos irmãos, ele é pai de um e avô do outro. É isso. — Tá fácil até, né? —
Gente, se eles se dão super bem, se pintou esse romance, se eles têm esse fogo entre eles… Agora também, Yara, me bota aí uma capa nesse peru desse senhor, né? Ou você começa a tomar o remédio direitinho, porque vocês tão aí igual coelhos e daqui a pouco vem os três filhos, né? Precisa ver isso aí. E aí ela está nesse impacto, porque a hora que ela falar “tô grávida”, vão perguntar: “grávida de quem?” [risos] Olha, Yara, primeira coisa que eu acho que a gente tem que acompanhar essa história. Eu vou esperar aí que você me mantenha atualizada. [risos] Porque o negócio, o bicho vai pegar.
Você falou que ninguém é violento, né? — A minha preocupação sempre é essa. — Você acha que o Josué vai ficar só muito, muito, muito chocado e mal e pode ser que ele queira sair de casa? Mas aí é uma coisa que ele resolve, né? Se ele quer sair de casa, se ele não quer… Mas você, sei lá, você casa com o seu Vilmar, é isso. O pessoal vai comentar… Ela falou: “nossa, a rua lá é uma fofocaiada, vai ser um negócio…”, mas não tem que fazer, gente, não tem o que fazer… O pessoal vai comentar e vai comentar por anos que você casou com o seu sogro, seu ex-sogro.
Então, assim, não teve traição porque vocês já estavam separados, você foi morar lá para dar uma força… Foi bom para você, foi bom pra ele… Assim, não tem problema nenhum, mas a Yara não queria fofoca, mas não tem como. Eu acho que a fofoca vem. O que eu posso te dizer é: vive isso. Você já tá com o seu Vilmar, já engravidou… Não tem muito mais o que fazer. Agora é casar. Ele quer casar, não quer? Então casa. E aí, detalhe: você vai ser a madrasta do seu ex-marido. [risos] — Ai, coitado do Josué. [risos] — Você vai ser madrasta do seu ex-marido… Eu acho que isso é o pior pra ele. Ele vai poder te chamar de “mãe” se ele quiser. — [risos] Ô, pecado. —
Eu acho que, assim, dos males está aí um pouco ruim pro Josué só. [risos] O resto é fofocaiada e aí você tem que tirar de letra, porque as duas famílias vão falar, a rua inteira vai falar, no seu trabalho vão falar… [risos] Ai, agora eu estou pensando no Josué que vai ter você de madrasta, não consigo não rir.
Assinante 1: Oi, Yara, aqui é a Danielle, estou falando de Londres. Se é isso que você quer, você quer casar com ele, independente do bebezinho? Porque parece que tem uma paixão aí, né? Que é uma coisa que saiu muito pelo contexto do momento, ele é recém viúvo, vocês tão vivendo um amor proibido… Quando esse amor não for mais proibido, você se vê casada com ele? Isso é uma coisa que você tem que se perguntar. Outra questão é falar com seu filho, porque ele que vai ser o mais impactado, ele é criança e, às vezes, a fofoca ela pode escalar para um bullying mais sério, né? E aí talvez vocês tenham que de mudar de casa. Eu proporia isso para o seu Vilmar: “Ó, se acontecer isso, isso e isso eu quero mudar de casa, você concorda?” E o seu ex-marido meio que nulo aí, né? Se ele quiser sair, sai, se não quiser, não sai… Mas eu só passaria por isso se for amor verdadeiro, isso sim.
Assinante 2: Yara, aqui é Robson Saldanha, sou de Natal no Rio Grande do Norte. Eu não tenho uma notícia muito boa do ponto de vista legal para você e para o seu Vilmar. O Código Civil ele impede que você se casem, porque uma vez casada com o filho dele, ainda que divorciada, o relacionamento de parentesco em linha direta com vocês ainda existe. Então, para todos os efeitos, ele ainda é seu sogro, porque você se divorciou do filho dele, mas você não se divorciou do seu sogro, ele permanece sendo seu sogro pela lei. Via de regra vocês não puderam casar-se e nem poderão constituir uma união estável, porque o Código Civil não permite, mas poderão viver maritalmente sem qualquer impedimento.
Déia Freitas: Gente, eu voltei porque lembrei de outra coisa. [risos] O Josué vai ter um irmão. Além do Josué ter a Yara de madrasta, ele vai ter um irmão que vai ser irmão também do filho dele. [risos] Pô, Yara, vai ser dificil hein? [gargalhando] Meu Deus do céu, ele vai ter um irmão que é filho da ex-mulher dele também, e que é irmão do filho dele… É muito louco. — Eu voltei só para lembrar isso. Josué, força. [risos] — Então é isso, gente, um beijo.
[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]