Skip to main content

título: oceano
data de publicação: 07/03/2022
quadro: picolé de limão
hashtag: #oceano
personagens: pérola e renato

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar para vocês a história da Pérola. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha] 

A Pérola é uma oceanógrafa, ela conheceu Renato numa fila de cinema e eles acabaram ficando no dia em que se conheceram — no cinema — e desde então não se largaram. Estão juntos há cinco anos. Um namoro ótimo, um namoro cheio de planos, um namoro felizinho, tudo tranquilo… Acontece que, na profissão da Pérola, ela tem poucas oportunidades, assim, aqui no Brasil e ela recebeu um convite para trabalhar na Austrália. — E é uma coisa que ela quer fazer, é uma coisa que vai ser importante para o currículo dela para uma pesquisa que ela faz, enfim… — E ela ficou muito tentada a ir, ela tem até o final do ano para decidir se vai ou não. E aí tem o Renato… 

O Renato é um cara que trabalha com mídias sociais, ele gerencia algumas contas de mídia, então ele poderia trabalhar aqui ou na Austrália, ou em qualquer lugar… Que ele sempre trabalhou de home office, enfim… — Na casa dele. — Só que o Renato ele não quer ir. — É um direito dele… Ele não quer ir. — E ele não quer que a Pérola vá. — Não quer que a pérola pegue esse trabalho. — A Pérola não sabe se ela vai se adaptar, por exemplo, né? Ela quer ir pra ver se dá certo, se der certo ela pretende ficar e trabalhar. E o Renato disse que, se ela realmente quiser ir, ela vai solteira… Porque ele não vai namorar a distância, ele não vai esperar esse período de adaptação dela para ver se ela gosta ou não… Porque ele já decidiu que ele não vai, que ele não gosta nem da Austrália… — Nunca foi, mas não gosta, não quer ir… — E é isso, assim, ele não quer que ela vá. 

Aí o que ele fez? Agora no último mês ele armou uma surpresinha. — Pra Pérola. — Qual foi a surpresinha? Um pedido de casamento online, numa live. — Gente… [risos] [efeito sonoro de plateia dando risada] Ai, vocês já sabem o que eu penso, né? — E aí, assim, ele já sabendo que ela quer ir para a Austrália, que ela quer trabalhar lá, que ela tem essa pesquisa que é importante e nã nã nã, ainda assim ele fez o pedido de casamento surpresa. — Numa live… — E aí, assim, muitos amigos online, família online, ele sacou o anel lá e pediu. E aí ela ficou sem jeito de, na frente de todo mundo, falar “não”. E ela não respondeu nada, mas beijou ele e pôs o anel. — Isso pra mim significa “sim”, né? Apesar de que, né? sei lá… — E aí depois ela ficou muito chateada com isso, né? Porque ele sabia já… Foi um jeito dele pressionar também para ela ficar. 

E todo dia ele fala disso, todo dia ele inventa alguma coisa e tem dia que ele fala que “ah, a minha ex me mandou mensagem”, sabe? Pra ver, assim, se desperta um ciúme nela… Meu… — Eu não tenho a menor paciência, gente. — E, além do pedido de casamento surpresa e dele ficar falando da ex, ele sabe que a pérola está economizando para a viagem e agora ele inventou que ele quer fazer uma viagem com ela… — Ele pagando a parte dele e ela pagando a parte dela. — E ela já falou pra ele: “Olha, eu não posso viajar agora, não tem como eu viajar, você sabe que eu estou guardando dinheiro, eu quero ir para Austrália”, e ele insiste… E aí fala, pergunta se ela ama, se ela não pensa nesses cinco anos… E a Pérola tá muito dividida, porque ao mesmo tempo que ela quer ir, quer viver essa experiência e saber como vai ser no trabalho e é uma coisa que pode dar uma grana boa pra ela também, ela tem sentimentos, óbvio, por ele, por esse cara… — Eu não vou chamar mais pelo nome, não, porque já me irritou. — 

E ela tem sentimentos, só que ele todo dia faz chantagem, todo dia inventa alguma coisa e fica desmotivando ela… E quando ela mostra as coisas dessa oportunidade de trabalho e tal, ele ignora, ele finge que não é com ele… — Pirracento, sabe? Coisa de criança. — Só que ele é categórico, ele diz que, se ela for, o namoro está acabado, tá tudo acabado… Que assim que ela subir no avião ele diz que vai bloquear ela em tudo. [efeito sonoro de bebê chorão] — Gente, olha… — A Pérola falou que agora ele fica fazendo post no Instagram falando sobre isso, sobre quanto vale um amor e “ah, você trocaria um amor verdadeiro por um trabalho?” — [risos] Em tempos de hoje? Sim. A resposta é sim. — 

E aí o cara conseguiu fazer a cabeça de alguns amigos, conseguiu fazer a cabeça dos próprios pais dele… — Porque os pais da Pérola apoiam ela, né? — E os pais dele agora estão tratando a Pérola meio com frieza, assim, que acham que ah, ela está iludindo o cara… [efeito de voz grossa] “Porque ficou cinco anos se já tinha esse plano”, e ela sempre falou que ela queria trabalhar fora do Brasil porque teria mais oportunidades de trabalho, né? E ele sabia disso. E, se ele pode trabalhar de casa, o que custa fazer uma experiência? Deixa ela ir, ver se ela gosta… Se ela gostar, ele vai, vê se gosta… Se não der certo, separa. Por que tem que ser assim? Ela não pode nem tentar… — Quer dizer, poder ela pode… E eu espero que ela vá, né? — Porque, meu… Vai ficar aqui, vai ficar frustrada, vai se ressentir daqui uns anos sim… — Pode ter certeza que você vai se ressentir que você não foi trabalhar num trabalho que você queria muito, num país que você queria muito por causa desse cara. — 

Então eu acho que você tem que pensar bem, Pérola, e pensar em tudo que ele já está fazendo, essas presepadas de ficar ameaçando que está falando a ex… — Meu, foda—se ele e ex [efeito sonoro de censura] [risos] Que ódio. [risos] — Ai, gente, olha… Eu não tenho paciência. Eu sei que a pérola está muito confusa, ela não sabe se vai, se não vai… Porque agora já tem uns amigos também que ele conseguiu convencer impressionando, que “ele é o cara da sua vida… Você vai, você vai se tornar aquela pessoa que ficou bem profissionalmente, mas sem um amor”… Isso é amor, gente? Ó o que o cara tá fazendo, fazer pedido de casamento na live? Isso pra mim já é nota de corte. 

E aí agora ela tá nessa, com anel, — supostamente está noiva — mas ela falou que nem achou que ele foi sincero, assim, foi tudo meio que pra pressionar mesmo. Então ela não se sente noiva. 

[trilha] 

Assinante 1: Oi, pessoal, eu sou Giovanna, eu sou de BH, mas estou falando de Milão. Pérola, eu acabei de passar por essa situação na minha vida, de estar num relacionamento muito bom há um tempo e surgir uma oportunidade profissional excelente no exterior que eu não podia dizer não, pelo meu próprio bem, pela minha carreira, pelo meu futuro… E a diferença é que o meu parceiro me apoiou muito, até nos momentos mais difíceis que eu pensava em desistir, ele me deu força e, assim, se esse cara que você está se relacionando não faz isso por você, não vê que isso é um sonho seu e que isso vai te fazer bem e te apoia, pelo contrário, ele é egoísta e quer que você fique por ele, eu acho que não é amor verdadeiro… Até mesmo porque amor verdadeiro um dia pode acabar e sua vida vai ter que continuar sem ele. Então, vai na fé, vai sozinha. 

Assinante 2: Oi, meu nome é Brenda, eu sou de São Paulo, mas eu moro na Califórnia, nos Estados Unidos E, Pérola, eu acho que você deve ir pra Austrália sim. Com certeza é uma oportunidade única, morar fora, trabalhar com o que você gosta, uma experiência incrível… Então, vá sim, coloque você em primeiro lugar. Esse homem claramente não se importa com você, claramente não está colocando o amor de vocês em primeiro lugar, até porque ele mesmo disse que, se você for, ele não vai fazer esforço nenhum pra nem tentar um relacionamento à distância. Então, por que você tá pensando nesse cara? Pelo amor de Deus, pense em você mesma. Então, vai pra Austrália sim, aproveita essa oportunidade. Até porque, como a própria Déia disse, se você não for, com certeza um dia você vai se arrepender disso e vai querer voltar atrás. Tá bom? Um beijo e boa viagem. 

Déia Freitas: Ai, olha… Meu conselho é: vai. Se ele quer terminar, paciência. Dor de amor passa. — Pode ter certeza, Pérola, que dor de amor passa. — Então é isso, gente. Deixem seus recados pra Pérola no nosso grupo do Telegrama. Sejam gentis e é isso. Me irritou esse cara. Um beijo. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.