Skip to main content


título: aproximação
data de publicação: 01/09/2025
quadro: picolé de limão
hashtag: #aproximacao
personagens: simone e fabiana

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]


Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão. — E hoje eu não tô sozinha, meu publiii. — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem tá aqui comigo hoje é o Boticário. Hoje eu vim com um convite bem especial pra você: Quero que você conheça e faça parte do time de revendedoras da marca mais amada pelos brasileiros. Sendo uma revendedora O Boticário, você tem a oportunidade de flexibilizar seu horário de trabalho, complementar a sua renda, juntar um dinheiro para realizar o que você quiser realizar e ter independência financeira. — Você que ouve o podcast sabe o quanto eu falo da importância de ter uma independência financeira… Você tem que ter o seu dinheirinho, sim. — Para ser uma revendedora o Boticário é só se cadastrar, o cadastro é super rápido, super fácil.

O link tá aqui na descrição do episódio, você vai clicar, você vai fazer o seu cadastro e você vai começar a vender esses produtos incríveis do Boticário. — Sério, vai ó, escutando o episódio, clica, navega e se cadastra. — E hoje eu vou contar para vocês a história da Simone. Então vamos lá, vamos de história.

[trilha]


Simone quando ela começou a faculdade, ela conheceu uma outra moça chamada “Fabiana” e elas desenvolveram uma grande amizade. Ali pelo meio da faculdade, a Fabiana conheceu um cara, a amizade de Fabiana e Simone seguiu inabalável. O tempo passou, Fabiana casou… Teve dois bebês com esse cara, Simone é madrinha de um dos bebês. O tempo passou mais um pouco, esse cara aprontou com Fabiana, teve um caso, enfim, Fabiana perdoou. — Se perdoou, vamos esquecer. — O tempo passou mais um pouco, até que este cara pediu o divórcio da Fabiana por causa de uma moça de 25 anos. Um casamento de 15 anos… E a Simone sempre ali muito amiga da Fabiana. A Fabiana ficou muito mal, traumatizada, porque, enfim, ela tinha perdoado o marido, ela ainda gostava do marido, enfim, os filhos também ficaram abalados. — Os meninos estavam ali com seus 14 anos, enfim. —

Então, um casamento de 15 anos ali acabou. O cara foi viver com essa novinha um ano e depois a novinha deu um pé na bunda dele. Simone sempre ali dando muita força para a Fabiana e a Fabiana tentando superar. — Porque uma coisa é você não querer que o casamento acabe e, partir do momento que o seu divórcio saiu, enfim, você tem que seguir a sua vida, gente. Não tem mais que tentar, né? E a Fabiana tinha essa consciência, apesar de ainda gostar do marido, de que não daria mais certo. Então esse é um ponto, ela tinha certeza que não ia dar mais certo. Então ali, agora, era que pelo menos agora que ele não estava com a novinha, porque quando ele estava com a novinha ainda tinha muita briga, né? Entre Fabiana e ex. — Agora que ele estava sem a novinha, era tentar uma paz para que os meninos ficassem bem também, né? 

Só que os meninos já estavam ali com seus 15 para 16 anos, então daqui a pouco estão saindo de casa também, enfim… Sempre que a Simone perguntava para a Fabiana: “Mas e aí, você vai voltar com o seu ex?”, ela falava: “Não, não vou e tal”, lembrando que quem me escreveu foi a Simone, tá? Não foi a Fabiana. A Fabiana falava: “Olha, eu não vou voltar, mas não quero falar dele. Você sabe que ainda tenho sentimento, enfim, não quero falar desse assunto” e o assunto foi morrendo… Da data de divórcio, passaram—se ali cinco anos. Os meninos já estavam na faculdade, Fabiana já tinha seguido a sua vida, mas não estava com nenhum romance, assim né? Estava só ali trabalhando, enfim, os meninos já estavam fora, então sobrava até mais tempo para ela passear com a Simone. Elas fizeram uma viagem, enfim, vida que segue, gente, é assim né? Nem sempre também depois você vai encontrar um outro parceiro para vida, enfim, a vida não é feita só de relacionamento, a gente tem que pensar nisso também.

Paralela a essa história, desde que o ex de Fabiana terminou com a novinha, ele procurou a Simone para tentar uma reaproximação com Fabiana. — Normal… — Ele foi na melhor amiga para ver se ele conseguia voltar com a ex—mulher, só que como vocês perceberam, Fabiana não tinha a intenção de voltar, apesar de gostar do marido ainda, sabia que não ia dar certo esse relacionamento. E a Simone foi falando isso para o ex de Fabiana… Acontece que, nesse meio tempo — em que Simone tentou fazer a ponte entre Fabiana e o ex — surgiram sentimentos entre Simone e ex de Fabiana. Quando eu li a história da Simone, eu falei: “Bom, me interesso em contar, mas a Simone precisa ter a consciência de que eu não estarei do lado dela”, falei com Simone, Simone me entendeu… Eu também acho que ela tem um ponto, né? Que eu posso estar errada, e nessa história realmente eu posso estar errada, né? Enfim… 

Um relacionamento nasceu dessa proximidade entre Simone e ex de Fabiana. Só que para não magoar ninguém, eles mantiveram esse relacionamento privado. — Escondido… Aqui para mim já tem um ponto, que você está escondendo da sua melhor amiga que você está catando o ex—marido de 15 anos de relacionamento dela, que ela disse para você que ainda tem sentimentos, tá? Essa é a minha visão. Simone não pensa assim, Simone acredita que a pessoa, uma vez livre, ela tem o direito de se relacionar com quem ela quiser e ela não tá errada a Simone, por isso que eu falo que eu que posso estar errada… É bem mais provável que eu esteja errada, né? Mas eu penso que com tanto homem, gente, com tanto homem, por que você vai pegar o ex-marido da sua amiga? Mas eu sei que isso pode acontecer, que podem ser lá nascer sentimentos disso, né? —

E ali, no começo, eles acharam que talvez fosse só uma coisinha passageira e aí realmente não valeria a pena contar para Fabiana, mas ainda assim, ela é sua melhor amiga, você não contaria? O tempo foi passando e Simone percebeu que ali existia amor entre ela e o ex da Fabiana. — Aqui Simone deixa bem claro que, enquanto esse ex era marido de Fabiana, jamais surgiu absolutamente nada entre eles. Nada, nenhum olhar, nenhum interesse, nem da parte dele e nem da parte dela. Nada. Tudo aconteceu depois, quando ele tentou reatar com a Fabiana e não deu certo. — Como relacionamento firmou e Simone, verdadeiramente apaixonada pelo ex de Fabiana, e esse ex — diz ele — também apaixonado por Simone, eles resolveram contar para Fabiana. Simone não teve coragem de contar pessoalmente, então ela telefonou para Fabiana. 

Fabiana, no telefone, teve uma crise de choro e desligou o telefone. Mandou uma mensagem imensa pra Simone, perguntando quando tinha começado isso, que ela não confiava mais na Simone… Ela falou que estava se sentindo traída pela Simone, não pelo ex. Falou ali tudo o que ela sentia e rompeu com Simone. Os meninos já agora adultos, com vinte e poucos anos, romperam com Simone e romperam com o pai. Esse romance deles, firme mesmo, já tem quatro anos que é assim, assumido e tal… Então, veja, bastante tempo passou, né? E a Simone sente muita falta da amizade da Fabiana. Elas eram realmente melhores amigas e ela acabou ficando isolada, porque também as amigas em comum, todas, ficaram do lado da Fabiana e meio que isolaram a Simone. Inclusive, uma delas até falou: “A gente tem que ficar de olho em você, você gosta de pegar marido dos outros”, enfim, mas não era marido, era ex, né? Isso magoou a Simone também. 

Ela ficou isolada com esse cara — que ela gosta, que ela ama — e eu falei: “Eu não vou dar nome pra ele porque ele traiu a Fabiana”, enfim, ela falou que o relacionamento dela é bom com esse cara, mas que ela sente falta da vida que ela tinha antes com a Fabiana, as amigas, enfim. Eu acho que são escolhas, né? Ela abriu mão de umas coisas pra poder ficar com esse cara. E o cara sente muita falta dos filhos… Ele tinha um bom convívio com os filhos e os filhos romperam com ele. Agora, um dos filhos vai casar e o cara quer ir… O filho até aceitou que ele vá, mas que ele vá sem a Simone. E a Simone tá magoada porque ela queria ir, mas eu falei pra ela: O casamento é do rapaz, ele prefere que a mãe dele esteja bem e feliz do que você estar lá. Você não tem que ir. E é essa a questão, o que Simone está fazendo de tão errado? Eu acho que ela nem está fazendo nada errado, eu que não aceito… Como a Fabiana não aceitou, como as amigas não aceitaram. Porque eu acho que tem muito homem no mundo, mas eu que estou errada, eu acho…

Mas em relação ao casamento, eu estou com o rapaz, eu acho que não tem que ir, não. Fica de boa na sua e respeita esse momento do rapaz, do casamento dele. Vai quem ele quer vá, né? “Ah, mas você é da família agora”, eles podem não te considerar da família nunca, mesmo com esse passado de amizade. Então, assim, a Simone, lógico, vai respeitar, não vai aparecer no casamento, mas ela está triste porque é uma coisa que ela queria. Eu acho que são escolhas, é você deixar passar esse momento do rapaz e depois quem sabe você não consegue uma aproximação? Acho que agora não é o momento, deixa a família curtir, deixa a Fabiana ter o momento do seu filho casando, né? E você fica de boa… Eu acho que é isso, gente. O que vocês acham? 

[trilha]


Assinante 1: Oi, nãoinviabilizers, eu sou a Daniela de São Luís. Simone, cada escolha é uma renúncia, você escolheu viver esse amor em detrimento da sua amizade com a sua melhor amiga. É uma amiga que você acompanhou durante todo esse tempo, toda a trajetória dela de sofrimento com um homem que não só a traiu, como também trocou ela. Então, você construiu esse amor, porque amor é desejo, construção, não é do nada que surge, e você escolheu alimentar esse amor e agora você vive as consequências… Então, saiba lidar com essas consequências. Acho que é um processo um tanto até egóico achar que a Fabiana e os filhos dela deveriam te considerar como alguém importante na vida deles, porque eles estão vivendo a vida deles e você deveria viver a vida que você escolheu viver, né? Com um homem que pode fazer o mesmo que fez com Fabiana contigo. Acho que seria até um desfecho bem engraçado. 

Assinante 2: Oi, pessoal, me chamo Ariely, eu falo aqui do Paraná. Simone, eu acho que você que é o melhor dos dois mundos, porque assim você viu a sua amiga sofrer, você viu a sua amiga sendo traída, você viu os filhos crescerem dessa mulher e você ainda assim, escolheu estar com esse homem, né? E você colhe os frutos disso porque passaram 4 anos e você ainda se ressente e se pergunta se estava errada. O que você esperava? Você esperava que ela falasse assim: “Não, isso aí, você ficou com um cara que foi péssimo pra mim, me magoou, me machucou tanto, me traiu, mas vai lá, fica com ele, vai dar tudo certo pra você, quero os dois juntos”, você esperava isso? Porque não faz muito sentido, né? Se você não tivesse ficado com ele, 4 anos depois, você ia estar sentindo essa falta dele? Ou seria só um cara que, “nossa, o ex da minha amiga veio dar uma investida em mim, eu não dei abertura e agora nem lembro a cara dele direito”, porque quatro anos depois, você sofre a perda dessas amizades, né? Se fosse a Fabiana, não entraria em contato com você, e se fosse a amiga da Fabiana, também não entraria. Será que compensou? 

[trilha]


Déia Freitas: Se você busca uma forma de complementar a sua renda, essa forma chegou, sim. Você vai ter flexibilidade no seu horário de trabalho, vai ter aí a sua independência financeira e vai ser o quê? Sim, uma revendedora O Boticário. Gente, é a oportunidade perfeita… Todo mundo ama O Boticário, os produtos são incríveis e você vai poder revender a hora que você quiser, do seu jeitinho, com todo o apoio do Boticário. — É só clicar no link que eu deixei aqui na descrição do episódio. — Você vai se cadastrar de uma forma rápida, fácil e sem burocracia. — Faz o seu cadastro agora, sério, vamos gerar essa rendinha? Que você precisa sim ter a sua independência financeira. — Boticário, te amo… — Um beijo e eu volto em breve.

A gente tá falando de pessoas, hoje em dia todo mundo é jovem, né? [risos] Nessa casa que eu tô, de 49, 50 anos, então, né? Não estamos falando de gente de idade aqui, enfim… É isso, tem muita vida pra viver, muita coisa pra passar ainda, então vamos de leve, né? Acho que, Simone, você tem que dar esse espaço pra Fabiana e pra família. Eu acho… Respeitar. Mesmo que eles nunca queiram falar com você, é uma opção deles também, né? Não tem como forçar uma amizade, uma convivência, se eles não quiserem. E tem que pensar que agora o rapaz vai casar, vai ter filho, o seu agora marido, vai querer ver os netos… Então, eu acho que tem que rolar uma coisa harmoniosa. Você vai indo pelas beiradas, vai aos poucos, assim, e quem sabe lá na frente você consiga uma aproximação maior, né? Eu acho que tem que ser assim, gente.


[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]