Skip to main content

título: banho de esponja
data de publicação: 18/10/2021
quadro: picolé de limão
hashtag: #esponja
personagens: gabriel, sara e fabiano

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]. 

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei para mais um Picolé de Limão e a história de hoje é uma história mais pesada assim, uma história de muitas perdas. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha]

A história que eu vou contar para vocês hoje é a história do Gabriel, mas antes de contar a história do Gabriel, a gente tem que falar um pouquinho da história do pai do Gabriel. O pai do Gabriel ele foi criado apenas pela mãe, e quando ele tinha 16 anos ele engravidou a mãe do Gabriel. — Que a gente vai chamar ela de Sara. — E aí o pai do Gabriel, o Fabiano, engravidou a Sara e ambos tinham 16 anos. E, quando o Gabriel nasceu, a Sara morreu no parto. [trilha sono de piano ao fundo] Então o Gabrielzinho já veio aí ao mundo somente com o pai e a avó, porque a mãe do Gabriel, a Sara tinha família, mas a família depois que ela engravidou colocou ela pra fora e aquela história triste de família que abandona as adolescentes grávidas e não dão um apoio. 

Mas ela encontrou todo esse apoio na família do Fabiano, né? Que é o pai do Gabriel, mas infelizmente ela teve uma complicação no parto e faleceu. Então aí ficou mãe de Fabiano, Fabiano e Gabriel. Quando o Gabriel tinha 10 anos e o pai dele, Fabiano, estava com 26, a avó do Gabriel, mãe do Fabiano, também faleceu… Então a nossa história vai afunilando, né? E ficaram aí só o pai e o filho. E eles criaram um vínculo muito forte, né? O Fabiano criou o Gabriel praticamente sozinho depois que a mãe dele faleceu e eles foram tocando a vida. Quando o Gabriel fez 21 anos, ele conheceu uma moça. — E a gente vai chamar essa moça de Gisele. —

Então Gisele e Gabriel começaram a namorar, o Fabiano, pai do Gabriel aprovava. Esse namoro foi evoluindo e ela foi morar com eles. Então agora na casa morava Gisele e Gabriel, um casal e o pai do Gabriel, o Fabiano. Até que um dia o Fabiano sofreu um acidente, um acidente de trabalho… E ele quebrou o quadril e ficou de cama, ficou paralisado, porque não tinha como mexer e nã nã nã. E o Gabriel trabalhando…. E quem passou a cuidar do Fabiano foi a Gisele. E todo mundo se dava muito bem, os três ali na mesma casa, tudo corria bem e estava todo mundo feliz, né? — Assim pensava o Gabriel. —

Mais um tempo se passou, a recuperação do Fabiano estava difícil ali, né? Mas a Gisele fazia tudo para ajudar. Deste envolvimento de Fabiano e essa aproximação com Gisele — Não tem muito o que fazer surpresa. — nasceu um relacionamento. Então, o Gabriel que namorava a Gisele, ficou sabendo pela boca dos dois, — Pai dele e namorada dele. — que eles tinham se apaixonado. — O Gabriel me escreveu depois de ter ouvido uma das minhas histórias, né? A história chamada Sogro, de como as relações podem acontecer ali no meio da família. — Ele não era casado com Gisele, eles só namoravam. E, segundo Gisele e Fabiano, a proximidade maior deles acontecia na hora do banho de esponja que ela dava no Fabiano. 

E isso revoltou, obviamente, muito o Gabriel. Ele estava ali com seus 23 para 24 anos e o pai dele tinha acabado de fazer 40 anos, né? A Gisele tinha a mesma idade dele, do Gabriel… Então foi muito duro — Real. — para o Gabriel. O Gabriel saiu de casa, foi morar com um amigo e o pai dele casou com Gisele e teve um bebezinho com Gisele [efeito sonoro de bebê chorando] — Que era namorada do próprio filho. — E o Gabriel nunca superou isso, gente. Nunca superou… E ele cortou assim relações com o pai, eles pararam de se falar, de conviver… E como a família era pouca também, então não teve assim um escândalo familiar, né? Foram mais assim os amigos mais próximos do Gabriel que ficaram sabendo e tal, e ele lidou com essa situação do jeito que deu para lidar. E a vida foi seguindo mais um pouco. 

Quando o bebezinho de Gisele e Fabiano estava com cinco anos, o pai dele tentou uma primeira aproximação. — Ele queria retomar esse contato com o Gabriel, né? Com o filho… Mas é aquela coisa que a gente já falou aqui, a gente não é obrigado a perdoar. A gente sabe da gente o quanto dói. — E essa história toda doía muito ainda no Gabriel e ele acabou não perdoando o pai dele. E aí o Fabiano, pai do Gabriel, escreveu uma carta para ele e entregou… — Uma carta muito sofrida também, ele se arrependia… — Porque ele gostava sim, amava a Gisele, mas ele sabia o preço que ele estava pagando pra estar com a Gisele e estar longe do Gabriel. Então foi uma carta muito sofrida, muito profunda para o Gabriel e, infelizmente, depois dessa carta — Alguns dias depois. — pai dele voltando do trabalho, sofreu um acidente de carro e faleceu. 

Então veja a sequência de perdas numa história… Tanta gente que se foi na vida do Gabriel, é uma história muito triste. E quando o pai dele morreu, ele relia muito essa carta, várias vezes e pensava até em tentar perdoar, mas era muito difícil. Ia ser um processo longo, mas antes que isso acontecesse o pai dele faleceu. E aí tinha outra questão, ele tinha que encontrar com a Gisele, porque a casa que a Gisele morava era do Gabriel também. Então tinha que existir um inventário, tinha que se fazer todas as coisas que tem que fazer em relação a isso… E antes disso teve um enterro que o Gabriel foi e depois de muitos anos ele voltou a ver a Gisele, e eles tinham que meio que conviver até resolver tudo. E aí veio a pandemia… E aí tudo parou, inclusive o inventário. — Até as coisas se acertarem, né? Já que a gente também não sabia o que ia acontecer, o que não ia acontecer. —

E com a pandemia a Gisele com o filho, com a criança ficou desempregada. — E acabou, gente, que essa história deu uma volta e o Gabriel passou a ajudar a Gisele. — Eles passaram a se reaproximar, mas não de uma maneira romântica, né? E isso durou até bem pouco tempo, agora na pandemia. E o ponto que o Gabriel está agora é um ponto em que a Gisele se declarou para ele, dizendo que amou muito o pai dele, que realmente foi verdadeiro o que ela sentiu pelo pai do Gabriel e que agora depois esse processo todo, desse um ano e tanto que a gente está na pandemia e que eles se aproximaram, ela voltou a gostar dele e ela gostaria de tentar de novo, né? E o Gabriel está muito confuso, muito perdido e ele acha que sim, que ele tem sentimentos pela Gisele. 

Ao longo desse tempo ele cuidou da Gisele, cuidou do bebezinho que é irmão dele, né? É irmão dele… É outra história familiar aí confusa. — Eu já falei aqui e volto a falar, que terapia não é mágica e também não é solução para tudo, nem todo mundo dá certo fazendo terapia, né? Às vezes não é o momento. E é o caso do Gabriel agora, não é o que ele está procurando, mas ele está confuso em relação a Gisele, né? — E ele gostaria de tentar, mas ele fica pensando “poxa, eu vou voltar com a minha ex que foi mulher do meu pai e que é mãe do meu irmão”. Nesse meio tempo, o Gabriel tinha uma namorada — Na pandemia. — e ele terminou porque ele só pensava na Gisele, então era isso que ele queria saber… O que ele deve fazer? Eu meio que acho que já sei o que ele vai fazer, porque essa história já está muito encaminhada. 

Tá na cara que eles vão ter um envolvimento novamente e não sei… Eu acho que é pagar para ver, né? Não tem muito pra onde correr. É uma história difícil porque tem muitas perdas, né? E o Gabriel sente muito isso assim, e se sente sozinho… Então tem essa questão também. Mas eu acho que ele não vai conseguir decidir se isso é realmente um sentimento mais forte ou não se ele não tentar. E, ah, tudo bem, era sua ex, casou com seu pai, teve um filho que agora é o seu irmão… E é isso. A real é essa, né? Então eu acho, Gabriel, — Eu, falando por mim… — você já está tão envolvido… Tenta. Se fosse uma coisa que, ah, você não se aproximou e ela que você declarou… Mas você está aberto também, você sabe que você está aberto, você sabe que você buscou isso de alguma forma também. 

E a questão maior do pai, — Dele ter sido traído pelo pai e a namorada. — o fato é que ele disse que ele superou assim, que agora é mais essa questão da dinâmica de namorar a viúva do pai dele, que já foi ex dele e que é mãe do irmão dele. — Meio que dá um nózinho. — Então é mais isso assim, que a cabeça fica meio ruim, né? Mas a questão da traição é uma coisa que ele já superou e que meio que ele… — Não é nem que se arrepende. — Lamenta que não tenha dado chance. Chance não, mas tempo, né? Dele resolver isso com o pai, que o pai tenha falecido tão logo depois daquela carta. 

Então é uma história sofrida… A vida da gente às vezes é mais complicado que um filme, né? Então não esqueçam disso, que a gente não está dando conselho para quem está num filme, a gente está dando conselho para quem está na vida real e está passando por dramas reais. Então foquem nisso. 

[trilha]

Assinante 1: Oi, Fabiano, meu nome é Jéssica, falo de Fortaleza e eu queria te dar um conselho sobre a sua história com a Gisele. Eu acho que você tem que fazer o que você quer, independente do que as pessoas vão pensar, sabe? Você já passou por tanta coisa na sua vida… Você não precisa viver sua vida pensando o que um ou outro vai achar, é o que você quer fazer. Você quer ficar com ela, você gosta dela então se joga, cara, as coisas já foram muito mais difíceis antes. Se é o que você quer, vai fundo. 

Assinante 2: Oi, gente, meu nome é Letícia, eu sou de São Bernardo, São Paulo. E, Gabriel, assim, a vida é muito curta pra gente ficar encanando com certas coisas a essa altura do campeonato, sabe? Então você já teve tantas perdas, tantas coisas… Acho que é válido você se permitir a se aproximar dela nesse momento. Sei lá, acho que você tem que seguir seu coração e é isso, o que vai ser, vai ser. Boa sorte, espero que você seja feliz com ela ou não, um beijo. 

Déia Freitas: Então um beijo e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.