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título: c.s.i.
data de publicação: 24/11/2022
quadro: picolé de limão
hashtag: #csi
personagens: eliza

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão. — E hoje eu não tô sozinha, meu publi… — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem está aqui comigo hoje é o Promobit ligadíssimo para a Black Friday. Promobit é um site onde você encontra as melhores ofertas da internet, todas conferidas uma a uma e conferidas por pessoas de verdade, como eu e você. — Tipo não é um algoritmo, não é máquina, não é nada. São pessoas que conferem os sites e ofertas pra ver se são ali de verdade. — O Promobit tem uma área inteira da empresa onde o trabalho das pessoas é justamente evitar que a gente caia em furada. Todas as promoções lá no Promobit são de verdade e de loja 100%, seguras e confiáveis. 

Quer trocar a TV? Comprar uma air fryer? Gente, deixa eu confessar uma coisa pra vocês… Eu vou comprar uma air fryer nessa Black Friday e lógico que vou ver no Promobit. Tem máquina de lavar, tem tudo isso lá… Dá até para você ir adiantando os presentes de Natal, porque o Natal está logo ali, então aproveita e compra tudo na Black. Promobit é uma empresa 100% brasileira que já está indo para sua oitava Black Friday. — Sim, já tem um tempo aí que eles estão no mercado… — E eu tenho uma história com o Promobit pra contar pra vocês… 

A minha amiga querida, Tatu, um beijo. Tatu, me convidou uma vez pra fazer um publi no Twitter do Promobit. — E eu nunca tinha feito, gente, eu tava muito nervosa… Estava muito nervosa mesmo. — E a Tatu ali me acalmando… E eu fiz, eu lembro que tinha vários produtos, assim, bacanas, tinha uma máquina de lavar que vendeu bem pra caramba no meu publi. — Meu publi… [risos] — E, nossa, não esqueço assim, porque eu não fazia, ninguém me chamava pra publis assim no Twitter e o Promobit foi lá, me chamou e foi muito legal. E agora Promobit bitch de volta aqui no podcast. — Espero que por muitas vezes. — Baixa aí o aplicativo do Promobit ou entra no site: promobit.com.br. Eu vou deixar o link aqui na descrição do episódio. — E, gente, vale a pena de verdade, sério… — 

E hoje eu vou contar para vocês a história da Eliza, [risos] que virou uma verdadeira C.S.I depois de cair aí num golpe de compras. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha] 

Eu não vou falar aqui qual é o produto real, mas a gente vai dizer que era um Robô Pônei. [risos] A Eliza sempre quis um Robô Pônei e ela pesquisou por muito tempo o preço do robô pônei. Até que um dia, uma blogueira que a Eliza já seguia — e uma blogueira que já tinha feito publi de algumas marcas brasileiras de roupa que a Eliza já tinha comprado — anunciou o robô Pônei. Uma empresa aqui do Brasil importava o robô pônei. Eliza falou: “É minha chance de ter aí o meu robozinho pônei”, foi lá e fez a compra confiando no site que essa blogueira confiável estava indicando. Ela comprou esse robô pônei no pix e já sabia que era uma compra internacional que ia demorar pra chegar, né? E, assim que ela comprou, uns dias depois ela recebeu ali um código de rastreio e foi esperando. 

Esse código de rastreio não funcionava… E a Eliza entrou em contato com a empresa e sempre tinha uma desculpa esfarrapada: “Ah, vai chegar”, “ah, tá presa em tal lugar” e a Eliza começou a desconfiar que aquilo era realmente um golpe. Depois de muitas desculpas e de muita demora, mesmo a Eliza sabendo que era uma compra internacional que ia demorar, mas já estava coisa de meses, tava demais a demora e ela viu que não ia chegar. Ela abriu uma reclamação no Reclame Aqui e um monte de gente tinha aberto a mesma reclamação. — Inclusive reclamando porque tinha comprado por meio dessa propaganda da blogueira. — A Eliza começou a fazer comentários no Instagram da empresa perguntando ali dos produtos e até chamando de “picareta”. [risos] — Ê, Eliza… — Fez tudo o que podia, mas a empresa apagava os comentários e tal. 

A blogueira acabou apagando de todos os lugares que ela tinha feito esse publi. — Porque ela viu ali que não era uma empresa séria e tal e estava sobrando até pra ela. — Revoltadíssima a Eliza resolveu entrar no modo C.S.I.. Ela lembrou que a compra que ela fez tinha sido por pix, então ela tinha o CNPJ da empresa. Ela entrou no site da Receita Federal, tacou o CNPJ lá e achou a empresa. Era um MEI, uma empresa MEI, e ela teve acesso ao nome completo da pessoa, telefone, endereço, tudo… — Daquela empresa… E o que ela fez? Ela entrou em contato e disse que ia fazer um B.O. online. — Quando a Eliza ameaçou a empresa ali de fazer o B.O. online no nome físico do dono daquela empresa, aí o discurso mudou. “Ah, seu produto deu problema a gente vai devolver sim o seu dinheiro”. 

Só que ainda assim eles continuaram enrolando e a Eliza foi e abriu o B.O. on line. — Foi lá e tacou um B.O. de estelionato na empresa. — A Eliza avisou que tinha feito o B.O. e falou que se eles não devolvessem o dinheiro, que ela tinha, sei lá, acho que duas horas pra retirar o B.O [risos] começou a ameaçar mesmo, né? E aí quem ficou desesperado foi o outro lado, que tinha agora um B.O. contra. — E quando vem o primeiro, vem um monte… Então, acho que a preocupação deles era esse primeiro B.O. Da Eliza. — Então eles correram devolver o valor e faltava, tipo, sei lá, 5 reais. Então, digamos que a compra era de 275 reais, eles fizeram de 270 e a Eliza falou: “Não, eu quero os meus 5 reais”. E aí, quando eles fizeram o segundo depósito de 5 reais pra dar o valor total, foi a Eliza que resolveu não responder na hora. [risos] Resolveu enrolar eles pra responder se ela tinha retirado o B.O. ou não. Eliza queria que eles sofressem tudo o que ela sofreu, [risos] Tudo que ela passou e o tanto que ela foi enrolada… 

Mas como ela não sabia com quem ela estava lidando, ela respondeu e falou: “Eu vou entrar no site pra retirar o B.O”. — Só que não dava para retirar o B.O. [risos] — Só que a Eliza não sabe o que aconteceu porque ninguém entrou em contato com ela em relação àquele B.O., mas a parte dela ela fez. Ela foi lá, fez toda a pesquisa que ela podia, abriu o queixa em todos os lugares, tentou resolver da melhor maneira, mas no final foi só esse B.O. line que ela fez e que, sei lá, deve estar fechado, já encerrado, sei lá, não sei como rola… Foi só assim que ela conseguiu aí o dinheiro de volta e, infelizmente, não conseguiu o robô pônei que ela tanto queria. 

A Eliza diz que o que salvou foi ela ter feito no pix e ter o CNPJ aí dessa empresa e ser um MEI e estar o nome do cara lá pra ela poder pesquisar e tal. A parte triste é que ela nunca mais achou aí o robô pônei pra comprar. 

[trilha] 

Assinante 1: Oie, aqui é Adriele, eu falo do Rio de Janeiro. Eliza, você foi, assim, incrível, mulher… Achou lá as informações da empresa, entrou em contato, mas a gente sabe que nem sempre isso resolve, né? B.O. online é uma coisa que demora muito pra ser resolvida e eles vão investigar o crime, não necessariamente você vai conseguir o seu dinheiro de volta. Então o ideal nessas horas é fazer o quê? E agora eu vou fazer um merchan da profissão. Contrata um advogado, que um advogado vai verificar se você sofreu uma fraude ou se, na verdade, aquela empresa é uma empresa que existe mesmo e eles estão enrolando pra entregar seu produto e devolver seu dinheiro. Além de indenização por dano material, isso dá indenização por dano moral porque é falha na prestação do serviço. Então, contrata um advogado para resolver seu B.O. da próxima vez, Eliza. Um beijo. 

Priscila Armani: Olá, Não Inviabilizers, olá, Déia, aqui quem está falando é Priscila Armani aqui de Belo Horizonte. Sobre a história C.S.I, eu já tive, é o meu momento Eliza… Recentemente eu fiz a compra de um vestido por um site que eu nunca tinha comprado e esse site não tinha endereço, não tinha um local de contato claro, não tinha telefone… Dados muito importantes que a gente tem que observar, né? E eu também cometi o erro de não pesquisar no Reclame Aqui antes de fazer a compra no site, e aí o site não tinha nada lá, eu tomei um golpe de 300 reais. Mesmo eu tendo entrado com um processo no Procon não deu certo porque o endereço era fantasma e a pessoa responsável pela empresa era fantasma. Daí a importância da gente usar serviços igual esse da Promobit pra não arriscar comprar em lugar que você não conhece e tomar golpe, né? Eu fui seca no vestido porque não é um vestido fácil de encontrar e acabei perdendo dinheiro, independente de ter entrado com o registro no Procon. Não deu em nada. Infelizmente isso é muito comum. Então, o bom dessa história foi que eu aprendi que a Promobit oferece esse serviço e vou ficar mais esperta com isso da próxima vez. 

[trilha] 

Déia Freitas: Lembrando que para não cair em golpes como esse que a Eliza caiu aí com o robô pônei [risos] e ter a certeza que vai comprar com segurança e ainda aproveitar o melhor da Black Friday, já baixe o aplicativo ou acessa o site promobit.com.br. Olha, dica: Já entra agora e faz a lista dos produtos que você quer monitorar, tá? Um beijo, gente. Valeu, Promobit, estou muito feliz que vocês estão por aqui de novo e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.