Skip to main content

título: caso de verão
data de publicação: 02/01/2023
quadro: férias na zona cinza
hashtag: #casodeverao
personagens: leandra e flávia

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Especial de Férias Não Inviabilize [vinheta]


Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais uma história do nosso Especial de Férias. E hoje eu vou contar para vocês a história da Leandra e sua amiga, Flávia. Então vamos lá, vamos de história.


[trilha]


Quem me escreve é a Leandra, mas a gente vai falar primeiro um pouco sobre Flávia. Flávia trabalha ainda na mesma empresa, mas na época já estava nessa empresa e ela estava nessa empresa há cinco anos, sem férias… — Fazendo aqueles acordos de receber as férias em dinheiro, tirando um dia aqui, um dia ali, sem descansar. — Muito estressada, numa estafa assim, terrível. — Bem mal mesmo. — Flávia com um noivo… Flávia ali num relacionamento longo com seu noivo e, finalmente, Flávia teria férias. — O que os amigos combinaram? — Um pequeno grupo de amigos, entre esses amigos: Leandra, — que é melhor amiga de Flávia — resolveram alugar uma casa na praia. E Flávia que organizou tudo… Flávia estava muito feliz, muito feliz, que era, sei lá, em oito anos —porque ela tinha saído de um emprego para o outro e também não tinha tido férias — que ela ia ter ali 15 dias pra poder descansar. Então, Flávia organizou tudo, escolheu a casa, todo mundo pagou, deu tudo certo e todos foram ali para a praia.


Era o momento que você via a Flávia nitidamente feliz, assim, sabe? — De estar descansando, de estar mudando de ares, de estar com a cabeça fresca… — E a Leandra estava muito feliz de ver a amiga daquele jeito, porque ela tinha visto como a amiga tava, né? — Quase surtada. — E nos primeiros quatro dias ali naquela casa de férias, era ali janeiro, logo depois das festas, praia lotada… A nossa amiga Leandra ela corre… — A Leandra disse pra mim que quem correr não é assim “Ah, hoje eu vou correr, amanhã não vou correr”, correr faz parte da vida de quem realmente corre, né? — A Leandra corre todos os dias. Não importa se ela está na praia, se ela está na fazenda, não importa… Ela corre. Então ela acordava muito cedo — tipo seis horas da manhã — e ia correr ali na orla da praia, antes da praia encher, né?


E numa dessas corridas que Leandra fez, Leandra viu — lá pelo quarto dia de viagem — o noivo de Flávia beijando uma moça seis horas da manhã ali num quiosque que nem estava aberto. — Sabe quando você está dando uns amassos? — E ela ainda passou, olhou, olhou, olhou e era ele. Não tinha como não ser ele. Ela nem fez a corrida, ficou por ali e ele deixou a moça ali. — Ela marcou bem a moça. — Deixou a moça ali e voltou pra casa. — Ela deixou o noivo entrar e ela entrou depois. — Leandra estava indignada porque eles estavam ali, sei lá, pra casar dali um ano, né? — Só que ela tomou uma atitude que talvez vocês não tomariam… E é aqui que está a nossa zona cinza. — Leandra resolveu que ela não ia contar para a Flávia, porque aquilo ia destruir os outros 11 dias de férias que Flávia teria. Então, Leandra resolveu não contar…


Leandra voltou para casa, Leandra tomou café ali porque ela sai para correr sem comer nada e tal, ficou olhando para o noivo que também saiu cedo e Flávia estava dormindo. — Então, assim, quando você está numa casa compartilhada com amigos, cada um faz uma coisa, acorda tal hora, enfim, ninguém fica ali tomando conta da vida do outro. — E Leandra ficou olhando bem pra a cara do noivo de Flávia, mas não falou nada também. E passou esse dia. E o dia seguinte Leandra viu ali o noivo de novo com aquela moça. E aí ela ficou intrigada se aquela moça tinha vindo com ele ou se ele tinha conhecido na praia. — E aí, gente… — Leandra tomou uma decisão… Em vez de seguir o noivo ali da Flávia, ela seguiu a moça e viu ali a casa que a moça entrou a tal e resolveu ficar na praia perto dali daquela casa, para ver quem saía e quem entrava. E ela viu a hora que a moça foi para praia e ela meio que deu um jeito de pegar um guarda sol perto, sentar perto e puxar conversa. — E sabe como é a praia, brasileiro, né? Todo mundo se conversa mesmo. —


E aí ela ficou sabendo ali naquela conversa mole com a moça que a moça estava ali, também tinha ido para passar uns oito dias ali na praia com a família e tal. E a moça, inclusive, comentou: “Olha, você vê? No primeiro dia que eu cheguei aqui, eu já conheci um rapaz”. — Então, quer dizer, ela tinha conhecido o noivo da Flávia na praia. — Dito isso, investigação feita, Leandra foi embora… E aí ela estava convicta mesmo de realmente não contar. — Porque se fosse uma amante que ele tivesse levado para a praia, talvez ela contaria… — Mas como ela viu que era um caso de verão, ela falou: “Bom, eu não vou contar, não vou estragar as férias da minha amiga”. E o tempo passou, os dias foram passando, a Flávia estava muito, muito descansada e muito, muito feliz. Leandra resolveu nos dias seguintes enquanto corria e o cara se encontrava sempre esse horário com a moça. Então, ela não sabia também se a moça sabia que ele estava noivo ou não sabia, o que ele inventava… — Ela não sabia desses detalhes. — Ela resolveu fotografar a moça e o noivo de Flávia. 


Então, ela tirou várias fotos [efeito sonoro disparo de câmera] e guardou. — Subiu na nuvem dela ali, apagou do celular e guardou. — E os dias foram passando, acabou férias… Voltaram. Flávia radiante, feliz, descansada. E agora Leandra tinha aí uma questão: conta ou não conta para a melhor amiga que o cara teve um caso ali na praia, né? — Um caso de verão que fosse, mas teve. — Leandra, enfim, depois de conversar com a mãe, com a própria mãe ali, com a irmã… A mãe e a irmã de Leandra e elas falaram: “Você tem que contar, filha, é sua melhor amiga… Ela vai casar com esse cara que arrumou uma mulher na praia, nas férias da Flávia”. A Leandra chamou ali a Flávia na casa dela e contou… Mostrou as fotos… E aí a Flávia no primeiro, assim, num impulso ficou P da vida com a Leandra, porque a Leandra não contou lá na hora, pra ela desmascarar, enfim, fazer o que tinha que ser feito. E Flávia acabou brigando com Leandra, rompeu com Leandra porque Leandra não contou na praia. E, detalhe: ela não terminou o relacionamento com o noivo. Ela continuou com o noivo e rompeu com Leandra.


E aí Leandra ficou muito mal, ficou arrependida de não ter contado, inclusive uma das perguntas dela pra gente é: Você teria contado? Na hora lá? Vendo que a sua amiga estava muito feliz e que aquelas seriam as únicas férias dela, sei lá, nos próximos três, quatro anos… — Porque é uma empresa que realmente, enfim… — E aí o tempo passou, elas se afastaram porque a Flávia rompeu e este largou a Flávia e, em três meses, casou com a moça da praia. — Que ele conheceu na praia. — E aí, depois disso, a Flávia veio procurar a Leandra e tal e elas se acertaram… A Leandra pediu desculpa por não ter contado na hora e a Flávia pediu desculpa por ter sido também bem babaca, né, Flávia? Depois que ele casou aí com a moça da praia, o ex—noivo de Flávia, essa história saiu ali… Espalhou no grupinho que a Leandra tinha visto ele na praia e tal com a outra e muita gente, muita gente ficou contra a Leandra, né? — E eu não sei também se eu contaria, eu acho que eu não contaria também. — 


[trilha]


Assinante 1: Oi, Leandra, oi, Déia, aqui é a Marina de São Paulo. Leandra, eu acho que você agiu com seu coração, pensando no melhor para sua amiga e acho que é isso que a gente sempre deve fazer, fazer o que a gente acredita ser melhor e o que permite colocar a cabeça noite no travesseiro e dormir com tranquilidade. Agora, eu acho que fica a lição de conversar com os amigos sobre esse assunto, porque tem gente que realmente não quer saber se está sendo traída ou não, prefere ficar no escuro… E se a gente conversa antes, a gente pode prevenir uma situação chata dessa, né? Da pessoa ficar contra a gente ao invés de ficar contra o traidor. É isso, um beijo.

Assinante 2: Oi, Déia, oi, Não Inviabilizers de férias, aqui é a Thaís de Jundiaí. E esse caso eu fiquei pensando 1.000 coisas que daria pra fazer, porque eu sou a pessoa da novela mexicana e do barraco, então já fiquei pensando em várias coisas que a Leandra podia fazer. Leandra, eu acho que você podia ter contado nos últimos dias, porque aí a Flávia já teria descansado, entendeu? Estaria rejuvenescida, pronta pra fazer um escândalo. E eu também confesso que eu convidaria a moça… Quando eu fiz amizade com ela lá na praia para investigar, eu convidaria ela como quem não quer nada pra um churrasco lá na casa que eu estava ficando com os meus amigos, que era pra ver a reação dela quando ela chegasse e descobrisse que o boy dela era noivo. Eu sou dessas assim… Eu gosto de ver o circo pegando fogo, mas ainda bem que depois vocês ficaram bem e deu tudo certo. 


[trilha]


Déia Freitas: Você contaria se você visse o noivo da sua melhor amiga na praia aos beijos com outra? E você, sabendo que você ia estragar as férias da sua amiga, — ela ia querer ir embora, óbvio — ia perder tudo aquilo ali que ela estava vivendo na praia ou você esperaria passar as férias, sua amiga bem descansada e aí contar? O que você faria? Então eu deixo aí essa pergunta pra vocês. Um beijo e amanhã eu volto com mais uma história do nosso Especial. Um beijo, gente.

[vinheta] Especial de Férias é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]

Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.