Skip to main content

título:  desafinada
data de publicação: 02/10/2021
quadro: picolé de limão
hashtag: #desafinada
personagens: janete e iolanda

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei para mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar para vocês a história da Janete e da Iolanda, quem me escreve é a Janete. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha]

A Janete e a Iolanda elas namoravam há um certo tempo antes da pandemia e, na pandemia, elas resolveram morar juntas. Então foi tudo muito rápido assim, a Iolanda se mudou para a casa da Janete e deu tudo muito certo. O tempo foi passando… A Iolanda resolveu que ela… Porque a Iolanda toca violão, mas assim, tocava violão lá na adolescência e ela resolveu, na pandemia, comprar um violão e investir no sonho dela, que sempre foi ser cantora. [efeito sono de dedilhada no violão] — Mas como que a Iolanda quer ser cantora? — Elas frequentavam, antes da pandemia, muitos assim, barzinhos de música ao vivo, sabe? E a Iolanda sempre teve esse sonho de cantar em barzinhos. — Então, assim, pegada voz e violão, sabe? — E aí ela resolveu que na pandemia seria ideal para ela voltar a tocar violão, que é uma coisa que ela sabe fazer. — E a Janet falou que é uma coisa que ela faz bem. — Ela toca bem violão e cantar. 

E aí lá foi Iolanda na pandemia, depois que as lojas voltaram a abrir ali, escolher um violão. E comprou um violão e foi pra casa todo feliz com o violão. E aí tirou umas notas ali, tocou uma música sem cantar nada para se familiarizar de novo com o violão e foi tudo muito bem. A Janete falou: “Nossa, você toca muito bem, que bacana, né?” — E aí no segundo dia, a Iolanda tinha separado umas partituras e ali umas letras de música e ela resolveu cantar. E aí a Janete falou que parecia que estavam matando os filhotes de gato no quarto. [risos] Que a Iolanda canta muito mal, mas muito mal. — Mesmo. — Que ela é muito desafinada e que quando ela canta parece que ela fica meio fanha… É muito ruim. 

E, assim, a Janete ficou tão chocada que ela achou que era zoeira a Iolanda cantando daquele jeito… E ela entrou no quarto dando risada, aí a Iolanda parou de cantar e falou: “ué, o que que foi que aconteceu que você tá rindo?”, aí ela viu que era sério, que ela canta daquele jeito, ela falou: “não, senta aí na cama que eu tirei uma música para você”, e aí Iolanda achou…Ela falou: “Andréia, eu achei que eu fosse ter um derrame, porque eu não podia rir, eu não podia olhar para a cara da Iolanda que ela canta muito mal… Ela canta tão mal que o vizinho de cima chegou a bater com o cabo da vassoura, assim, falou: “cala boca”. [risos] E aí ela estipulou, tipo, uma hora por dia dela cantar. 

E aí a Janete falou para ela assim: “Ai, amor, seria legal se você fizesse umas aulas de canto, né? Pra dar uma aperfeiçoada e tal”, e a Iolanda virou pra ele e falou: “Nossa, mas você acha que eu canto mal? Eu acho que eu não preciso de aulas”. E aí Janet viu que, tipo, a Iolanda não está aberta a dicas, sugestões, a conselhos, a nada… E aí ela canta tão mal, tão mal, porque por causa desse vizinho, elas combinaram que ela ia cantar uma hora por dia a hora que o vizinho estava trabalhando, porque assim também não atrapalha ninguém. E aí agora Janete inventa, tipo “ah, vou no mercado” sempre a hora que ela vai cantar, porque ela não quer estar ali. Primeiro porque ela falou que dois os ouvidos… — É muito ruim, muito ruim. — 

E aí a Iolanda resolveu, sem ela saber, se gravar cantando para mandar no grupo das amigas ali, né? Que ela tem um grupo… — Que eu não posso falar o nome aqui, mas a Janete falou: “ah, fala que é o grupo Sapatonas”. — Então tem, tipo, sei lá, umas cinquenta ali, e aí ela foi lá e postou o vídeo no grupo Sapatonas, e aí alguém escreveu: “pô, é zoeira?” e aí fora do grupo, meio que quem comentava mal, a Janete ia avisando: “pô, não fala isso e lá, ela tá começando e tal”, e aí o pessoal apagava as mensagens e tal… Mas todo mundo ficou horrorizado, horrorizado assim com ela cantando e a Janete com medo daquilo cair nas redes sociais. 

E agora a Iolanda quer fazer um canal do YouTube para subir os vídeos dela cantando e, assim, é muito horrível. — É muito horrível real, é ruim. — Precisa fazer aula… E a Janete acha… — Eu não sei, eu ouvi, acho que com a aula todo mundo aprende a cantar com aula. Eu acho. Não sei, estou falando aqui a minha opinião. — Mas a Janete acha que nem com a aula… Que ela toca bem o violão, mas abriu a boca parece uma gralha, não tem como… — Precisa fazer aula. — Só que ela acha que ela não precisa, que ela canta bem, ela acha que ela tem uma pegada Cássia Eller… E, gente, não… Não tem. 

E aí a Janete agora está preocupada porque ela vai fazer esse canal de YouTube… E ela queria chamar a Iolanda e falar a real, só que ela acha que a Iolanda vai ficar muito magoada e vai, se lá, até querer romper com ela, porque ela, sabe? Essa coisa do ego do artista, sabe? E aí a Janete agora tá nessa, nessa preocupação do que fazer pra Iolanda entender que ela precisa de aula. Aí eu falei pra Janete: “Olha, você falar, porque às vezes quando é um parente da gente ou um namorado, namorada, realmente a gente pode ficar puto. Isso pode acontecer… Será que não seria melhor das amigas do grupo mesmo falar? Deixa solto no grupo… Em vez da Janete fazer o que ela fez, que foi apagar incêndio ali e pedir para o povo apagar as mensagens antes da Iolanda abrir o grupo ali e olhar, será que não seria melhor deixar que as amigas… 

Posta mais um vídeo, fala pra ela postar mais um vídeo ali no grupo e aí deixa correr solto, deixa a galera falar que ela precisa de aula, que não tem condição… Deixa Solto. — A Janete falou que se ela postar de novo, tem umas ali que vão falar, que já tinham falado antes: “Pelo amor de Deus, parece que está matando filhote”. Então, assim, eu acho que é um caminho… Em vez da Janete falar, deixar ela postar de novo no grupo Sapatonas lá que é o grupo delas, pra ela ter esse feedback, ter esse retorno de outras pessoas, né? Antes que ela poste no YouTube e espalhe o link nas redes sociais… Porque depois que cai na rede também… — E tem um grande potencial de virar meme. — Tem um grande potencial de virar meme assim, e aí a Iolanda vai ficar arrasada… Mas ela não aceita nenhum tipo de dica, nem conselho… Ela tem que estudar, tem que fazer aula de canto… Tem que aprender, né? 

Ela toca bem, então já é meio caminho andado, agora tem que aprender a cantar… Só que ela não aceita. Então, eu acho que é o caminho… A Janet falar ela não vai realmente escutar, é capaz de sair briga porque tem isso, né? A gente às vezes não gosta de ser criticado por namorado, por namorada… Eu entendo isso, entendo a Iolanda não aceitar a crítica da Janete. Mas ali no grupo, se todo mundo reagir de maneira verdadeira e falando: “Olha, não tá bom, precisa de aula de canto…”, não precisa tirar sarro, mas assim, fala: “Olha, faz umas aulas e tal, a professora ou o professor de canto vai te ensinar”, pra ver como ela reage ao grupo. Eu acho que é um jeito. 

Então, se vocês tiverem dicas de como a Janete pode ajudar a Iolanda a entender que ela não está pronta para gravar músicas no YouTube assim, que ela precisa aprender a cantar primeiro… Então deixem lá suas dicas para nossa amiga Janete e o que fazer com a Iolanda. — A gralha [risos] do violão. Que é muito ruim, gente, é muito ruim. — É muito, mas acho que tem jeito sim, acho que todo mundo pode aprender a colocar a voz, a não desafinar… Porque ela desafina muito, ela desafina demais assim. E ela gosta de dar uns agudos, ela gosta de… Sabe? Cantar com a voz lá em cima e, olha, eu não sei como ela se assiste e ela acha que está bom… 

Porque tem isso também, né? Quando a gente, sei lá, se ouve… — Eu, por exemplo, eu gravo aqui e só ouço depois que eu gravo e depois que o Léo edita, nunca mais eu ouço, porque assim, eu fico constrangida comigo. — Mas tem gente que gosta, né? De se ouvir, sei lá… Então ela curte. 

[trilha]

Assinante 1: Meu nome é [ininteligível] e eu falo do Japão. Eu estou chorando aqui de tanto que eu ri dessa história. Janete, pelo amor de Deus, tu já errou desde o começo, tu tinha que ter falado desde aquela vez que tu ouviu ela cantando que ela não serve pra cantar. Tu não pode deixar ela passar vergonha alheia, tu tens que falar. [risos] Janete, pelo amor de Deus, fala para ela com jeitinho: “olha, amor, eu, sinceramente, errei em não ter te falado antes, mas eu acho que você não canta tão bem assim… Mas se você quiser fazer o canal no YouTube, faça”. Daí deixa que os outros falem pra ela, mas eu acho que tu tens que falar, porque ela vai ficar muito chateada contigo se tu não falar e o povo cair matando em cima dela. [risos] Boa sorte, Janet. 

Assinante 2: Oi, Janete, aqui é a Bela. Sou cantora e professora de canto, achei que seria legal dar minha opinião aqui. E acho que seria legal você mandar pro grupo sim, acho que a ideia que a Déia deu é uma boa, acho que seria legal você falar com algumas meninas do grupo antes para elas darem um toque legal, construtivo para Iolanda, tentando fazer ela perceber essas coisas assim, esses elementos… E se não, a hora que mandar pra internet ela vai receber essas críticas de uma maneira mais dura e vai ser doloroso, mas ela vai precisar que vocês estejam ali pra apoiar ela. Aula de canto é pra todo mundo sim, todo mundo consegue sim aprender a cantar, isso é uma coisa boa, então, tipo, não é tão impossível… Um professor bem treinado vai saber direcionar ela para uma voz que vai agradar todo mundo, inclusive ela mesmo e também vai ajudar a treinar a audição dela para perceber quando tá bom e quando não está. Um beijo. 

Déia Freitas: Um beijo e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.