Skip to main content

título: empréstimo
data de publicação: 24/08/2020
quadro: picolé de limão
hashtag: #emprestimo
personagens: karina, marcos e irmã de marcos

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Tô aqui de volta pra mais um Picolé de Limão, hoje uma historinha meio bafo aí da Karina e do Marcos. Então, vamos de história.

[trilha]

A Karina namora o Marcos há dois anos já, e o namoro assim, muito bacana, nunca brigaram muito, nunca teve muito desentendimento, assim, tudo muito numa boa. E o Marcos tem uma irmã de 22 anos. O Marcos tem 28, a Karina 27, e a irmã do Marcos 22. E no final do ano passado, comecinho desse ano, assim, depois das festas, vai, esse ano… A irmã do Marcos comentou com a Karina que ela queria fazer um curso. Ela não tem faculdade ainda e ela queria fazer um curso profissionalizante porque ela falou que não estava conseguindo emprego, nã nã nã… A Karina, muito bobinha, ficou meio com dó dela, e falou: “olha, que curso você quer fazer?”, aí ela falou um curso lá e a Karina falou: “ah, quem sabe, né, você consegue fazer e tal”, e assim, na cabeça da Karina ela queria emprestar o dinheiro para irmã do Marcos fazer o curso, mas ela não queria oferecer, ela queria que a irmã do Marcos pedisse, né, para ter uma responsabilidade para devolver. 

E dito e feito, passou um tempo, a irmã do Marcos pediu emprestado para Karina o dinheiro para fazer esse curso. E aí parece que as inscrições começaram em fevereiro e tinha que fazer logo, não sei o quê, e ela emprestou o dinheiro, — gente, já é um erro, né, emprestar dinheiro para parente do namorado. Não dá muito certo, né? —, e aí tudo bem, ela emprestou e ficou combinado de que assim que a irmã do Marcos conseguisse um emprego, ela começava a devolver. Então era uma coisa meio em aberto, né? Não tinha uma data pra ela começar a devolver. Então esse foi o acordo, tudo bem.

E aí passou fevereiro, passou março, passou abril e nada de curso. Aí um dia a Karina perguntou… E nesse meio tempo, né, a irmã do Marcos tinha feito aí umas viagenzinhas, umas baladinhas… E aí ela acabou falando que ela usou o dinheiro, não foi fazer o curso porque ela achava que talvez não fosse aquilo que ela quisesse, que ela ia pesquisar mais, só que ela gastou o dinheiro. Aí a Karina falou: “bom, já que não era aquilo que você queria então me devolve o dinheiro, né?” E aí, gente, olha o que essa menina fez, essa mina ela inventou — assim, ela foi sonsa, primeiro que ela nem fez, ela foi sonsa —, ela falou na cara da Karina: “ué, mas você não me deu o dinheiro de presente?”, — gente? — a Karina ficou em choque assim, né, falou: “não, a gente até combinou data para você devolver, data não, né, tipo, um período quando você tivesse trabalhando você ia devolver um pouco por mês”, ela falou: “não, você me deu esse dinheiro de presente, agora você tá cobrando de volta?” 

E essa menina inventou para família toda, inclusive pro Marcos, que a Karina deu o dinheiro para ela, que era tipo um presente de ano novo e que agora estava pedindo de volta, — gente? — daí isso foi mais ou menos abril do ano passado. Toda a família do Marcos acreditou na irmã do Marcos, né, tipo “nossa, a Karina deu, agora a Karina tá pedindo de volta?”, e aí rolou uma tretazinha na família e a Karina falou: “então tudo bem também, não precisa me devolver nada, mas isso é desonesto” e fez lá um sermãozinho na família. 

O sermãozinho da Karina ofendeu, assim né, os pais do Marcos e da irmã, e eles resolveram devolver o dinheiro. Karina disse que não ia aceitar o dinheiro de volta, mas os pais do Marcos insistiram e ela aceitou o dinheiro de volta. Só que assim, ficou um clima péssimo, um clima horroroso e o Marcos meio assim já, porque ele gostava da Karina, mas a família dele toda agora de cara virada. 

E aí passou ali, meio do ano, outubro, novembro, tinha que combinar agora as festas de final de ano. Festas de final de ano de 2019, vai vendo, gente… Tudo combinado para eles irem, porque todo ano eles iam para uma chácara lá, ia uma parte da família do Marcos e a Karina ia junto, tudo certo. E estava tudo certo de novo para este ano eles irem para esse lugar aí, essa chácara, casa de praia, era sempre um lugar que juntava a galera. E aí falaram assim, ó, imagina a cena, “ó, a gente vai viajar todo mundo dia 20, então dia 20 tem que estar preparado para viajar”, aí divide lá as coisas, quem vai levar o que ou quanto quem tem que dar de dinheiro, essas coisas.

Chegou no dia, vai, um dia antes, dois dias antes, a Karina perguntou: “quanto que eu tenho que dar, né? O que eu tenho que levar? Tá tão em cima e ninguém falou nada”, aí a mãe do Marcos falou para ela assim: “olha, não se preocupa com isso, não se preocupa”, disfarçou, não falou mais nada. Gente, no dia seguinte, um dia antes da data que eles deram para Karina, eles foram embora, eles viajaram e o Marcos foi junto, largou a Karina de mala pronta achando que era no dia seguinte. Eles viajaram dia 19 e não avisaram ela e ela achou que era dia 20, tipo, ela não foi, ninguém chamou, fizeram de propósito. 

Ela ficou muito brava, ligou para o Marcos puta da vida, óbvio. E aí ele explicou que a família dele não queria mais ela lá, que estava difícil para ele e, por telefone o Marcos terminou com a Karina 5 dias antes do Natal. Imagina o Natal que ela passou, né? O Marcos bloqueou a Karina nas redes sociais, em todas as redes, ela ficou doida. Só que, assim, eles tinham amigos em comum, né… E passado o Natal e Ano Novo, o Marcos começou a namorar uma outra moça aí, aleatória, que ela não sabe nem de onde apareceu.

Karina mal, mal, mal, vendo fotinho do Marcos com outra mina, arrasada, mal. Foi fazer uma baladinha, conheceu um cara, começou a sair com esse cara. Agora, em fevereiro, a coisa engrenou, namorinho gostoso assim, cara bacana, eis que surge quem novamente na vida dela? O Marcos. A família do Marcos continua odiando a Karina, a Karina tem um namorado bacana, só que ela está balançada e ela quer voltar com Marcos. Porque o Marcos disse que ama ela e, sei lá, de repente até ama mesmo… E ela tá com essa dúvida. A família toda do Marcos é contra, mas agora ele falou que vai ficar do lado dela, sendo que desde da treta do dinheiro ele não ficou do lado dela nenhuma vez. Isso é importante.

Aí ela diz que ela gosta dessa cara que ela tá também, só que ela gosta mais do Marcos. Ai, gente, não sei… O que vocês acham? Vocês acham que ela deve terminar com esse carinha legal, relacionamento leve, que ela gosta do cara e voltar pro Marcos que tem a família pesada, irmã mentirosa, fizeram ela de palhaça… O que vocês acham? Eu não voltava, mas o coração… — O coração da gente é burro. — Ela tá bem inclinada em voltar, eles estão enrolando aí pra decidir, já tem quase um mês nessa enrolação. E, gente, agora com o coronavírus, como assim vai voltar? — Vai voltar com o coronavírus? — Sério, e a logística? Vai ficar confinada na casa do cara lá com aquela família? O cara não vai ficar confinado na sua casa, ô, Karina.

Sei lá, hein… — Tô achando que você vai acabar sem nenhum dos dois. — O que vocês acham? Comentem lá, deixa eu ver uma hashtag pra essa história… Empréstimo? Vamos de Empréstimo, então. #Emprestimo. Comentem lá no grupo o que vocês acharam dessa história da Karina, se ela volta, se ela não volta… Por mim, não volta. Fica com esse carinha aí e tal, ou fica sozinha, sei lá… Mas vai voltar pra esse enrosco que te enganou também junto com a família? Deixou de malinha pronta pra viajar e terminou com você por telefone? Me poupe, sou contra. Um beijo, tchau.  

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.