título: faculdade
data de publicação: 16/12/2020
quadro: picolé de limão
hashtag: #faculdade
personagens: sabrina e márcio
TRANSCRIÇÃO
Déia Freitas: Oi gente… Cheguei pra mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar pra vocês a história da Sabrina e do Márcio, é a Sabrina que me conta a história.
[trilha]A Sabrina e o Márcio eles são irmãos, eles moram no interior de Minas e ambos passaram o ano passado, no começo do ano passado, em faculdades diferentes. Então a Sabrina passou numa universidade federal e o Márcio numa particular, e assim, os pais da Sabrina eles tem uma boa condição financeira, então não era um problema o Márcio ter passado numa universidade particular. A Sabrina fazendo engenharia numa universidade Federal e o Márcio direito numa faculdade particular. E disse o Márcio que ele ganhou uma bolsa de 50%, era uma faculdade mais cara e tal, mesmo assim ainda a mensalidade ficava alta, mas os pais ali da Sabrina falaram que tudo bem, né? Que ele podia ir fazer lá o curso dele que ele queria, que era em outra cidade né, era na capital. Então além da mensalidade o pai ainda pagava lá um lugar pra ele morar e dava uma grana pra ele se manter por mês, então suave, né? Privilegiadíssimo o Márcio e a Sabrina também, né? Sabrina também foi pra uma universidade Federal em outro estado, também o pai custeava ali alimentação, as coisas que ela tinha que pagar do campus e etc.
E a vida foi correndo, né? Passou ali um ano, os dois estudando fora, chegamos esse ano, pandemia, tanto a Sabrina quanto o Márcio voltaram pra casa. E aí universidade Federal demorou mais pra saber o que ia ser feito. A Sabrina falou que até maio, ainda não tinha nada certo de como iam ficar as coisas, mas a faculdade do Márcio que era particular já tinha voltado, então cada um tem ali na casa dos pais o seu próprio quarto, e o Márcio fazia as aulas dele no quarto dele ali pelo computador e tudo caminhando tranquilamente. Até que um dia uma moça amiga da Sabrina da mesma cidade encontrou ela no Facebook e falou: “Ah, então eu tô cursando, tô fazendo Direito em tal faculdade”, que era a mesma faculdade do Márcio, ela falou: “Poxa, como está indo suas aulas? O Márcio tá aqui se matando estudar, e vocês estão na mesma turma, porque lá só tem uma turma de Direito de manhã, não é?”
E aí a menina falou: “O Márcio? Estudando comigo? Não.” — Márcio não… — “Márcio não está na minha turma, não, só tem uma turma de manhã mesmo. Eu tô agora no terceiro semestre, né? E o Márcio não, não estuda lá, não, nunca vi o Márcio lá.” — Pelo campus, né? — Aí a Sabrina ficou, ela falou: “Ué, não, certeza que ele tá estudando lá, imagina, tá sim”, e aí ficou naquela, a moça falou que nunca tinha visto o Márcio lá e a Sabrina ficou com essa pulga atrás da orelha e resolveu dar uma investigada.
E nessa investigada, ela descobriu que o Márcio nem vestibular tinha prestado. — Gente, ele não tinha prestado nem vestibular… — E ele mentiu para os pais que tinha passado e o pai depositava o dinheiro na conta dele todo mês, porque disse o Márcio que não era boleto, que a faculdade fazia em débito. Inclusive ano passado deu até uma pequena treta que o pai queria ver se conseguia descontar alguma porcentagem do que ele pagava de faculdade no Imposto de Renda, e o Márcio nossa, falou que não, que ele que ia usar pra descontar do próprio Imposto de Renda, que isso que aquilo. — Sendo que Márcio nem renda tem, né? —
Aí a Sabrina cavou fundo ali e descobriu que o Márcio nunca estudou, terminou o colegial, fez o cursinho ali junto com a Sabrina porque o pai obrigou, e depois mentiu, gente, que passou no vestibular e que estava cursando Direito. — Como, gente? —Aí ela pê da vida, Sabrina pê da vida foi falar com o Márcio, falou que já tinha descoberto tudo, que ia contar para os pais, e aí ele implorou pra ela pra não contar que ele estava arrependido. — Quer dizer, se arrependeu depois que foi pego porque estava fingindo que tinha aula. Fingindo que tinha aula, gente? — E aí eles quebraram o pau, o pai entrou lá no quarto, ela disfarçou, acabou não contando, e aí depois conversou em voz baixa ali com o Márcio, ele pediu uma chance, né? E falou que ia falar que não queria mais fazer o curso.
Só que agora ele mentiu, diz que renovou o semestre e agora tá pedindo pra Sabrina esperar até o final do ano, que ele quer pelo menos mentir até o final do ano que terminou mais um semestre pra falar que aí não quer mais fazer Direito, que quer trancar a faculdade, uma faculdade que nem existe. E a Sabrina tá muito chateada e ela disse que o irmão sempre foi o irmão preferido do pai, o super fofinho e que ela acha que mesmo ela contando, capaz que o irmão consiga dar um jeito de mentir ainda. E aí ela gostaria de saber de vocês se ela deve contar para os pais que o irmão tá enganando a família toda há um ano e meio e tirando dinheiro do pai, né? Fazendo o que com esse dinheiro ninguém sabe, é um dinheiro considerável, ela pediu pra não divulgar o valor, mas é um dinheiro mensal considerável.
E, gente, eu contaria, desculpa, eu contaria. Ah, eu acho muita sacanagem, sei lá. Mas ela né… Eles estão em quarentena, todo mundo junto, então ela acha que, sei lá, pode virar um inferno a vida e, de repente, se ela esperar até o final do ano o irmão dela que disse que ia contar agora no meio do ano que ia trancar, já estendeu mais um semestre pra ganhar aí mais seis meses de dinheiro fácil, não sei se ele chegar no final do ano ele vai falar a verdade, mas depois como é que também ele vai daqui dois anos que seja, vai falar que se formou? Não tem como, né? — Um fake advogado? — Sabrina eu contaria. E vocês podem dar a opinião de vocês pra Sabrina no nosso grupo do Telegram que é “Não Inviabilize”, é só jogar lá na busca, e a Sabrina vai estar lá pra ler vocês. Um beijo e eu volto daqui a pouco.
[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]