título: fake
data de publicação: 19/10/2023
quadro: picolé de limão
hashtag: #fake
personagens: virgínia
TRANSCRIÇÃO
[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão. — E hoje eu não tô sozinha, meu publiii. — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem está aqui comigo hoje mais uma vez é o meu amado Amazon Music e o podcast “A Coach”. Kate Torres apareceu em várias páginas de fofoca em diversas mídias sociais acusada de aprisionar mulheres brasileiras nos Estados Unidos. — E também apareceu aí nas páginas policiais que eu acompanhei. — Mas pouca gente sabe quem é essa mulher… A Coach, o novo podcast narrativo de Chico Felitti, investiga a vida de Kate, A Luz, uma mulher que participou do Miss São Paulo, foi atriz e modelo internacional e apontada como a nova namorada do ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio e, quase uma década depois, voltou com tudo à mídia quando se lançou como Coach. Posteriormente, foi acusada de tráfico humano e de manter pessoas em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos.
Ouça o podcast “A Coach” no Amazon Music, lá você encontra os 7 primeiros episódios. — O sétimo episódio foi lançado ontem. — E os 5 primeiros você pode ouvir aí em todas as plataformas de áudio. — Eu vou deixar os links aqui na descrição do episódio. — E hoje eu vou contar para vocês a história da Virgínia. Então vamos lá, vamos de história.
[trilha]A Virgínia ela tava casada há quase seis anos e, assim, tinha uma vida ótima com o marido… O marido não gostava muito de redes sociais, então ele tinha um Instagram que ele não mexia muito, não era assim de mexer muito no Instagram e a Virgínia sempre foi uma pessoa, assim, muito dada ali nas redes sociais, sempre postava muita foto e nã nã nã, principalmente no Instagram. Só que, assim, a Virgínia tinha ali os seus 800, 900 seguidores. — O que eu acho muita gente… Se você for parar pra pensar que são 900 pessoas olhando suas coisinhas… É complicado. Eu acho muita gente, não gosto nem de parar pra pensar em números de redes sociais, porque me dá uma angústia. — E aí ela interagia com parte dessas pessoas que seguiam ela e tal..
E a Virgínia tinha uma mania que sempre que alguém seguia ela, ela ia entrar na página da pessoa pra ver como é que era, quem era essa pessoa que estava ali seguindo a Virgínia. E aí uma pessoa sem foto e com um nome que era só três pontinhos, começou a seguir a Virgínia. [efeito sonoro de tensão] E aí essa pessoa não tinha nada na página, quer dizer, era um fake, né? Só que esse fake passou a seguir a Virgínia e o marido da Virgínia. E aí que a Virgínia achou estranho, porque, assim, pouquíssimas pessoas sabiam que o marido da Virgínia tinha rede social. Ele quase não mexia, a Virgínia não marcava ele em nada porque ele não postava foto, nada… Ele tinha lá, sei lá, três, quatro fotos no feed dele, fotos mais antigas e tal. Ele usava o Instagram pra ver um Reels, pra passar o tempo ali, né? E ela achou muito esquisito esse fake… Seguindo ela? Ok, tudo bem, né? Mas seguindo o marido dela?
Então, assim, geralmente quando ela percebia que o perfil era fake, ela bloqueava, só que dessa vez ela não bloqueou, porque ela achou estranho… — Ela achou estranho. Gente, você pra você ver… Do nada, né? Como a pessoa vai cismar com um perfil fake que não tem nada? Eu jamais… Eu nem olho pra falar a verdade, né? Mas não era uma coisa que eu prestaria atenção, sei lá, mas Virgínia prestou e ficou com aquilo na cabeça. — [efeito sonoro de voz longe] “Por que aquele fake estava seguindo ela e o marido dela?” Bom, Virgínia resolveu fazer um teste. Ia ter uma festa em família, na família dela e ela tirou algumas fotos e tal. E ela falou, assim, como quem não quer nada pro marido, falou: “Ó, posta essa foto… Ó que bonito que você tá nessa foto. Posta essa foto”. E aí o marido dela falou: “Ai, Virgínia, sério? Não sei o que lá…”, ela falou: ” Posta, eu queria que você postasse e tal, né? Aproveita, muda, põe foto como sua foto no Instagram e nã nã nã”, que era uma foto que realmente tinha ficado bonita.
E aí o cara foi lá, botou essa foto como foto de perfil no Instagram. Ele já tinha uma foto lá, né? Mas ele trocou por essa que estava mais atual, enfim… E botou essa foto no feed. E aí teve algumas curtidas, tipo a tia Lourdes. [risos] Tia Lourdes curtiu, uns amigos da firma e tal, uma zoeirinha ali nos comentários… E Virgínia ali… — Online, dando atualizar porque ela tinha um pressentimento. — De repente, esse fake postou: “Lindo”. Curtiu e postou “lindo”. A Virgínia falou “que?”, e ela falou: “Bom, vou ficar na minha”. E aí aquele lindo ficou ali no feed mais ou menos uma hora, até que o marido foi olhar ali a foto, olhar a repercussão porque ele estava nessa festa, esse churrasco e tal, e ela percebeu que ele entrou ali, ele fez os movimentos e tal e ela deduziu que o marido apagou o “lindo”.
E aí ela entrou, deu atualizar e realmente ele tinha apagado o comentário falando “lindo”. E aí ela achou mais estranho ainda, porque o comum seria ele comentar com ela, “Ai meu Deus, tem um perfil aqui sem foto me chamando de lindo”, mas ele apagou… — Ele apagou. — E o nome, o arroba desse perfil era tipo assim, sei lá, “bonequinhadeluxo”. — Não era esse, tá? Mas, tipo assim, era um nome feminino. — Então tudo isso deixava cisma ali na Virgínia. E por que o marido apagou o “lindo? Ela ficou com isso na cabeça. E tudo isso eles ali naquela festa, né? E aí a Virgínia ficou de olho no marido dela, porque assim, o que ela pensou? Que o marido fosse mandar alguma mensagem, alguma coisa… Porque nesse ponto ela já estava desconfiada do marido. Antes ela não tava, tava desconfiada, sei lá, que isso fake seria alguém que não gostasse dela, enfim… Só que depois que ele apagou o “lindo”, o radar da Virgínia apitou e ela começou a pensar que poderia aí ser alguma coisa dele.
E como ela estava prestando atenção no marido, ela começou a reparar que ele estava olhando muito pra um lugar ali na festa e olhando, e meio que dando um sorrisinho estranho… Que ela foi cruzar o olhar, assim, foi procurar pra onde ele estava olhando, ela percebeu que uma prima dela estava onde ele estava olhando, assim. Não tinha outra pessoa naquele lugar. Então, o marido de Virgínia estava olhando pra uma prima dela, uma prima muito próxima. Virgínia falou: “Não é possível, não é possível”. E aí a Virgínia muito, muito, muito, muito, muito esperta, tinha muito contato com essa prima. — Contato, assim, de tipo até pegar o telefone pra usar e nã nã nã… — Numa bobeira que essa prima deu, a Virgínia pegou o telefone dela e foi pro banheiro. E ela sabia, era aqueles códigos que, tipo, você passa o dedo na tela pra formar uma letra, um símbolo, sei lá, e desbloqueia. E aí ela sabia, ela passou, desbloqueou e ela entrou no Instagram da prima, porque a prima tinha um Instagram ativo, também postava bastante… E lá nesse Instagram tinham duas contas, uma era a conta da prima e a outra era o fake.
E aí nesse fake, ela entrou nas mensagens e tinha muita troca de mensagens do marido com ela e, assim, ela não tinha acesso ao Instagram, mas ela nunca pensou nisso, assim, em invadir o Instagram do marido, então ela nem via se tinha mensagem, se não tinha mensagem, mesmo porque ele não mexia, mas eles trocavam muita mensagem… E, pelas mensagens, eles já tinham dormido junto… Assim, uma viagem que ele inventou que ele ia pescar, ele tinha passado com ela. E aí ela foi tirando foto de tudo com o celular dela e, assim, Virgínia resolveu que o barraco seria ali mesmo na festa. E ela fez um mega barraco, gritou e quebrou coisa e foi pra cima dos dois… E deu nele… [risos] — É errado… [risos] — Deu nele com uma cadeira de plástico e enfim… E aí a tia da Virgínia, mãe da prima passou mal… Passou mal real, precisou chamar SAMU. — Quer dizer, a coisa ficou horrível assim, né? —
E os dois, depois desse escândalo e tal, da briga, porque virou… Teve uma hora que virou uma pancadaria generalizada, assim, metade defendendo a Virgínia, outra metade meio que querendo que ela parasse de brigar, mas aí a turma ia pra cima, enfim… Eles resolveram depois esse escândalo assumir o romance. — Prima de Virgínia e marido de Virgínia começaram a namorar. — E aí foi um escândalo mesmo na família… A família meio que afastou eles, botou os dois de lado e tal, mas eles continuaram juntos um tempo até que não deu certo. Eles foram morar juntos e não deu certo. E aí o cara queria voltar com a Virgínia que, óbvio, não voltou. Hoje a prima não frequenta mais as festas, porque se ela for, a Virgínia bate nela. — E a Virgínia falou que vai bater nela em todas as festas, toda vez que encontrar com ela, vai bater nela. Então aí ela evita, né? —
E a Virgínia falou que nem bateu na prima pela traição com o marido, mas pela safadeza de ser uma das melhores amigas… Elas foram criadas juntas e tal e fazer isso. Então, ela falou que o marido, ela não quer… — Ex, né? — Ex marido ela não quer nem saber mais, ele tá mal, enfim… — Bem feito. [risos] Ai, desculpa, gente… [risos] Ele tá mal… — Mal financeiramente. Mal em tudo, tá mal… — Problema dele. — E se a prima chegasse e falasse: “Olha, eu estou me apaixonando pelo seu marido”, a Virgínia falou que era capaz até de largar o marido pela prima, pra prima ficar… Mas essa traição por trás, tinha mensagem deles falando da Virgínia. Então, assim, ela falou que toda vez vai bater na prima. Ela falou: “Até o dia que a minha tia falecer, que minha tia já é idosa, no velório dela… Se a minha prima aparecer, e vai aparecer, porque é mãe dela, eu vou bater nela no velório. Vou bater nela todas as vezes que eu encontrar com ela, eu vou bater nela”. Acho errado? Acho errado, né? Mas a Virgínia disse que é isso, que vai bater na prima pra sempre. [risos] Que não tem a menor chance de perdoar e que é isso…
Então você vê, de um fake no Instagram a Virgínia descobriu a maior traição da vida dela. Um fake, sem foto, sem nada… É muito louco isso, né? Eu jamais conseguiria, jamais, ter todo esse raciocínio, sabe? Do fake. Quer dizer, da Virgínia em relação ao fake, né? E a prima vacilou e agora tem que ficar aí longe das festas, porque Virgínia tem disposição.
[trilha]Assinante 1: Oi, eu sou a Flávia, eu sou de Curitiba. Virginia, tudo o que eu tenho pra te desejar é muita força e resiliência para passar por isso, porque traições de familiares não são fáceis, principalmente aqueles que a gente confia como primas… São nossas confidentes e tal. E eu entendo muito quando você diz que a sua raiva maior não é tanta do fato dela ter ficado com uma pessoa que você se relacionava, mas sim pelo fato de você ter sido humilhada por uma pessoa que você confiava tanto, vendo conversas em que as pessoas falavam sobre você. Então, eu acho que é uma coisa muito difícil… Eu já passei por essa situação, mas no final das contas tudo se resolveu. Eu queria te dizer que, apesar dessa raiva sua ser muito genuína, não é interessante que você fique alimentando ela por muito tempo, principalmente em momentos complicados como o velório da sua tia, por exemplo. Tenta tirar isso do seu coração, porque isso não é sobre você e isso pode te transformar numa pessoa que você não vai querer ser. Tá bom? Um beijo e fica bem.
Assinante 2: Oi, pessoal, aqui é a Iris de Salvador, Bahia. Virginia, mulher, eu fiquei chocada com a cara de pau da sua prima e do seu marido… Eu não sei o que é pior, porque de homem a gente nem se surpreende tanto, né? Mas pra uma prima tão próxima, eu acho que a traição é pior, né? Eu me identifiquei muito com essa história porque sou bem ligada nessas coisas de fake, seguidores e tal, eu acho que eu faria o mesmo que você… E, inclusive, faria o maior barraco também, mas no calor do momento só, depois não. Imagino a raiva que você está sentindo, mas deixa os dois lá, eles se merecem… Vai viver sua vida, ficar nessa aí não leve nada, só vai te fazer mal, trazer transtorno para você e sua família ou até consequências mais graves, porque a gente não sabe como é que ela pode reagir também e revidar de uma forma pior, sei lá… Supera, fica bem, se cuida e é isso. Beijo.
[trilha]Déia Freitas: A Coach, o novo podcast investigativo de Chico Felitti já tem aí o sétimo episódio lançado ontem no Amazon Music… E os 5 primeiros episódios você encontra em todas as plataformas de podcast. Baixe o aplicativo Amazon Music, é de graça. — Valeu, Amazon Music, te amo… — Um beijo, gente, e eu volto em breve.
[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]