Skip to main content

título: guarda
data de publicação: 14/08/2022
quadro: picolé de limão – especial dia dos pais
hashtag: #guarda
personagens: soraya e família

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar para vocês a história da Soraya. Então vamos lá, vamos de história.

[trilha]

A Soraya conheceu uma criatura aí, um cara, e casou com esse cara [efeito sonoro de sinos batendo] e eles tiveram um lindo bebezinho. [efeito sonoro de choro de bebê] Quando chegou nos dois anos, era hora de botar o bebezinho na creche. — Até então, era a mãe da Soraya que ajudava e tal. — Mas aí a Soraya resolveu voltar pro mercado de trabalho — em período integral — e aí era a hora do bebezinho ir para a creche. Então ficou combinado que o bebezinho ficaria o período da manhã com a mãe da Soraya e o período da tarde — até às sete da noite — na creche. E quem buscava o bebezinho na creche era esse cara, né? — O marido de Soraya. — O casal tem só um carro e o carro fica com o cara, justamente porque é rotina: Os dois acordam de manhã, os dois trabalham fora, então a Soraya, sozinha, faz todas as coisas do bebezinho enquanto ele está assistindo o jornal e tomando o café dele. Ele não faz nada pelo bebê de manhã.

Aí a Soraya bota o bebê na cadeirinha no carro e o cara sai e deixa o bebezinho na casa da mãe da Soraya. [efeito sonoro de carro em movimento] Quando é o horário de almoço, — vamos botar aí, dona Élida, a mãe da Soraya — aí Dona Elida leva o bebezinho na creche e deixa lá. O cara sai do trabalho seis e meia, — seis e quinze, seis e meia — passa lá e pega o bebêzinho, que pode ficar na creche até às sete. Então, pouco antes das sete, ele passa, pega o bebezinho, bota na cadeirinha e, quando ele está chegando em casa, a Soraya já está lá. E aí ela já está preparando ali o papazinho do bebezinho e o jantar do marido. Então, veja só o que ele faz todo dia, de segunda a sexta feira pelo bebê: Ele deixa na casa da mãe da Soraya e pega na creche à noite. E, quando a Soraya está tomando banho, que é, tipo, 15 minutinhos, ele fica com o bebezinho. [efeito sonoro de tic tac de relógio]

Só que se a Soraya tem que lavar o cabelo, ela demora mais, e aí o que ele faz? Ele fica 15 minutos e depois ele bota o bebezinho no banheiro com ela, tá? — No chão do banheiro. Fecha a porta do banheiro e sai fora. — Então, essa é a contribuição aí de marido de Soraya. Aí veja só: Soraya resolveu voltar pra academia. — Por que Soraya resolveu voltar para a academia? — Porque este marido dela começou a falar [efeito sonoro de voz grossa] que já fazia dois anos que o bebezinho tinha nascido e que o corpo de Soraya não tinha voltado, bem entre aspas aí, palavras dele, “ao normal”. — Então, né? Veja que, para esse cara, se você não tem um corpo padrãozinho, se você não está no padrão, o seu corpo é anormal, né? — Ele ficava sempre falando isso, que o corpo da Soraya não tinha voltado ao “normal”.

Então, a Soraya ouvindo isso e querendo também voltar aí a forma de antes, queria frequentar a academia. E aí ela foi falar com a criatura, — o marido dela, né? — que aí quando ele chegasse em casa com o bebê, ela daria comida para o bebê, banho, trocaria o bebê, deixaria o bebê prontinho e ela iria pra academia e demoraria ali mais ou menos uma hora, uma hora e quinze pra voltar. O cara surtou… O cara surtou, disse que ele já tinha responsabilidades demais com a criança, que ele que tinha que levar na mãe dela, ele que tinha que buscar na creche, que ele já ficava com a criança à noite… — 15 minutos… — E que agora ela queria sair pra fazer academia… Que ela que comprasse um curso pela internet — desses de ginástica em casa, sabe? — e fizesse em casa. E aí Soraya comprou aí umas aulas e começou a fazer ginástica em casa com o bebezinho.

Então, ela botava bebezinho ali no chão, num cercadinho lá e tal e fazia ginástica enquanto ele ficava lá vendo televisão ou no computador. Mesmo nessa dinâmica de relacionamento, Soraya nunca pensou em se separar. E depois de uns meses fazendo ginástica em casa e fazendo toda a rotina dela praticamente sozinha, o marido chegou em Soraya e disse que estava indo embora. [efeito sonoro de suspense] Estava indo embora porque ele não pensou que a vida dele fosse ficar daquele jeito, tão estagnada, que ele não podia fazer nada… — Como assim, gente? Não podia fazer nada? — [efeito sonoro de voz grossa] “Que, ah, tudo… Porque agora tudo tinha que seguir uma rotina…”. — Alô? Tem um bebezinho na casa… Né? Que é dos dois. — E aí ele voltou para a casa dos pais. Voltou para casa dos pais, arrumou um advogado e eles se divorciaram. — E hoje é rápido, né? Soraya disse que é rápido pra se divorciar. —

Estabeleceram lá as visitas… Como ele tá na casa dos pais, a Soraya disse que a sogra dela é excelente, assim, então todo final de semana, se ele quiser, ele pode pegar, mas não é todo final de semana que ele pega. É mais a sogra dela que liga pra para ficar com o bebezinho. O carro ficou com a Soraya, né? Porque agora ela tinha que levar o bebezinho de manhã na mãe e tal, fazer toda a rotina sozinha… Porque mesmo os pais desse cara morando no bairro do lado, — daria pra ele vir, pegar o bebezinho e levar — mas ele não quer essa rotina todo dia… Ele só quer pegar o bebê agora final de semana sim, final de semana não, mesmo sabendo que ele pode pegar o dia que ele quiser. Ele não pega. Daí tem uns meses que Soraya, divorciada, arrumou um namorado. O nome dele é Wilson e ele é um cara excelente… — Ele é um cara excelente. —

E depois que ela viu que o relacionamento deu uma firmada, ela apresentou para os familiares dela, para os amigos e tal, e agora que já está na fase de postar uma foto ou outra com o Wilson, o ex-marido de Soraya surtou… Disse que ela é uma péssima mãe porque ela está botando “machos”, no plural, dentro de casa. E que se ela insistir nesse relacionamento, ele vai pedir a guarda do bebezinho. E aí a Soraya ficou assustada, né? Por que e se ele consegue? Eu não sei… Foi por isso que Soraya escreveu pra gente, porque ela está preocupada. Eu já falei pra Soraya, falei: “Se antecipa, arruma uma advogada, já se instrui e já vê, já fala que ele está perturbando, entendeu?”. Já mostra tudo o que você faz com o bebê, que ele não pega o bebê sempre… Já se adianta”, né? Eu acho que primeiro ele só está ameaçando, porque ele não vai querer… Ele não cuidava do bebê antes, ele vai querer jogar o bebê nas costas da mãe agora? Só se for isso. Mas a sogra dela já falou pra ela: “Fica tranquila, Soraya, que você tem direito a refazer a sua vida e ele não vai tirar a guarda de você coisa nenhuma”. Então, a sogra da Soraya está do lado dela, né?

Mas agora o cara fica ameaçando tirar a guarda se ela continuar o relacionamento com o Wilson. E ela está preocupada… A palavra é preocupada, assim… Ela não largou do Wilson, nada, mas ela está preocupada… Eu acho que não sei, não tem o que se preocupar, mas tem que se precaver, né? Então, já bota um advogado aí em cima dele.

Eu acho que é isso, né, gente? O que vocês acham? Que ele tem alguma chance de tirar a guarda só porque ela está namorando? — Ah, gente, francamente, né? Acho que não tem nada a ver, né? — Então a Soraya escreveu pra gente mais pra compartilhar a história dela e dizer desse absurdo aí, do cara fica ameaçando tirar a guarda só porque ela está namorando. 

[trilha]

Assinante 1: Oi, gente, meu nome é Letícia, eu falo de Belém e eu sou advogada. Soraya, o fato de você estar namorando, ter um novo relacionamento, não é motivo para o seu ex marido achar que vai mexer com a guarda do seu filho… Não é, pode ficar muito tranquilo em relação a isso. Mas eu concordo com Déia, procura um advogado de sua confiança, conte sua história, fale do que o seu ex marido está lhe ameaçando e se esclareça… E, qualquer coisa, abre um processo informa isso na justiça… Legalizem, tornem legal esse acordo que vocês têm em relação a guarda do bebezinho e em relação ao pagamento de pensão e tudo mais. Tira todas essas dúvidas que você tem com um advogado pra você ficar tranquila, mas fique em paz que o fato de você ter um novo relacionamento não vai interferir em nada sobre a guarda do seu bebezinho, tá bom? Um beijo. 

Assinante 2: Oi, Déia, oi, Não Inviabilizers, aqui é a Júlia Carla de Juiz de Fora. E a história da Soraya é típica do macho brasileiro: se arrepende e depois quer voltar atrás, né? E aí vem com aquele papinho de ameaça. Olha, como advogada, Soraya, pode ficar tranquila, Não tem a menor chance de ele pegar a guarda de seu filho. Vai viver sua vida, vai curtir o seu Wilson e ser muito feliz. Você merece essa alegria, essa felicidade, viu? 

[trilha]

Déia Freitas: Comentem lá no nosso grupo do Telegram, sejam gentis. Um beijo e eu volto em breve… 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.