Skip to main content

título: jóias
data de publicação: 09/12/2024
quadro: picolé de limão
hashtag: #joias
personagens: willian, mãe de willian e namorada

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei para mais um Picolé de Limão. — E hoje eu não tô sozinha, meu publiii… — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem está aqui comigo hoje é a Petlove. O bem-estar e a felicidade dos pets é a prioridade da Petlove e para isso ela tem tudo o que eles precisam. Quem é tutor de Pet e é apaixonada aí por eles, assim como eu, sabe que o mais importante é a saúde dos nossos bichinhos e a Petlove — que também sabe disso — me chamou pra falar sobre os planos de saúde Petlove. — Amo… — Com a Petlove você tem planos que cabem no seu bolso. Com um valor acessível por mês, você garante cobertura completa em toda rede credenciada. São mais de 5 mil clínicas, hospitais 24 horas, laboratórios, médicos veterinários em domicílio — olha que chique — e especialistas espalhados por todo o país. E o melhor: você pode contratar um dos planos de forma prática e digital. Com os planos de saúde Petlove, você garante microchipagem gratuita, proteção para todos os pets, sem distinção de raça, porte, idade ou doença e ainda tem descontos acumulativos para famílias grandes. — No meu caso aqui, que são dez pets na minha casa… [risos] Amo. — 

Petlove conta também com planos com coparticipação, ao invés de pagar caro pela mesma cobertura todos os meses, você só paga um pequeno valor na hora que precisar de algum procedimento. — Eu vou deixar o link certinho aqui na descrição do episódio e, no final tem cupom de desconto. — Essa história está acontecendo, então a gente não tem ainda tantos elementos, mas o Willian me escreveu e ele queria aí a sugestão de vocês para como resolver isso. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha]

O Willian, um rapaz de 24 anos, que mora com os pais, trabalha, estuda, rala pra caramba e não conseguiu ainda sair de casa. — Continua em casa, o pai trabalha, a mãe trabalha, ele trabalha. — E o relacionamento com os pais sempre foi meio conturbado, assim… Os pais sempre foram muito exigentes com ele, não são pais assim de demonstrar muito carinho… No ano passado ele conheceu aí uma moça, ela muito carinhosa, muito fofa, muito querida, pediu ele em namoro. — Ela que pediu… — Eles tinham saído algumas vezes e o Willian aceitou muito feliz. Ela queria namorar em casa, ela apresentou os pais dela, o Willian apresentou os pais para ela e a vida seguiu. — E, como eu disse, os pais ali do Willian sempre meio chatos, assim, meio chatos assim… — Mas ela ia na casa deles, ela sempre foi um amor, sempre muito querida e os pais do Willian deixavam até os dois dormirem no mesmo quarto, uma coisa que o Willian achou que não ia rolar, mas os pais não falavam nada.

Então, todo final de semana ela ia pra casa do namorado e dava tudo certo, ela ajudava a lavar a louça… — Sabe uma pessoa proativa? Queridona, uma queridona… Queridona. Todo mundo gostava dela. — E chegamos num dia onde a mãe do Willian ia ter um casamento e ela, umas três semanas antes da moça começar a frequentar a casa, tinha mandado fazer um vestido na costureira e ela fez um vestido combinando com a única joia que ela tinha, que era um par de brinco com gargantilha de ouro e ela levou, falou: “Olha que bonito, né? Vou fazer a roupa tal” e aí fez o vestido e, quando ela chegou em casa, ela botou a gargantilha, botou os brincos, tirou uma foto e postou no Facebook… E o Willian quando viu falou: “Mãe é de ouro e tal”, mas não dava para perceber pela foto. — Podia ser uma bijuteria, sei lá, né? — Enfim, ela postou, tirou essa foto tipo na penteadeira do quarto e postou, uma foto bonita e tal e guardou de novo as joias pra poder usar no casamento. 

E aqui é importante dizer que absolutamente ninguém frequenta a casa do Willian a não ser a namorada, a mãe e o pai. E chegou o dia ali do casamento, a mãe do Willian foi pegar a gargantilha com os brincos e cadê, gente? Ela desceu esse guarda—roupa abaixo, revirou, revirou, revirou e não achou… Chamou o Willian, perguntou, chamou o marido, perguntou, ninguém sabia… Ela teve que ir no casamento sem a joia e o Willian ali ele ficou cismado, por que ele ficou cismado? Ele falou: “Meu pai se ele pegou foi pra dar para uma amante, mas eu duvido muito que tenha sido meu pai. Se não foi eu, se não foi meu pai, se não foi minha própria mãe, será que foi a queridona? Não pode ser… Ela é um amorzinho, não pode ser a queridona”. E aí o Willian criou coragem e contou pra namorada, no mesmo dia, falou: “Olha, sumiu a única joia de ouro que minha mãe tinha, que era brinco e gargantilha… Ela saiu pro casamento e não deu tempo de pensar em mais nada, porque ela tinha que ir pro casamento, mas quando ela voltar ela vai olhar tudo, porque aqui em casa tem câmera”. — Mentira. —

E aí a menina na hora falou: “Mas nossa, eu durmo com você no quarto e tem câmera?”, aí ele falou: “No meu quarto, não, mas no quarto dos meus pais, na sala, na cozinha, tudo tem câmera, porque o meu pai é diabético, minha mãe tem medo que ele passe mal e e quando ela não tá, ela gosta de ver como ele está”. A menina ficou muda e falou que tinha uma coisa para fazer e desligou. Passou meia hora, a menina ligou para o Willian chorando. [efeito sonoro de pessoa chorando ao fundo] A menina pegou a gargantilha com os brincos, a menina pegou um castiçal de prata que estava lá na estante, que até hoje a mãe não tinha dado falta e a menina pegou um dinheiro dos pais do Willian. — Como ele falou que tinha câmera, ela resolveu confessar para ele… — E o que ela fazia com esse dinheiro? Ela não conta para o Willian. O que ela diz é que ela vendeu as coisas e que ela não tem mais como devolver. O dinheiro, os pais não sentiram falta até hoje, o castiçal também não. 

Agora, a gargantilha com os brincos, todo dia a mãe fala porque a mãe tá desconfiada dela e ele, sem saber ainda o que fazer, fala para pra mãe: “Imagina, ela não fez isso, mãe, pelo amor de Deus, para de falar isso”. E agora o Willian ele não quer entregar ela pra polícia, ele ama ela, ela só chora, mas ela não quer contar o que é. Ele já perguntou se é jogo, ele já perguntou se é drogas… Ela não responde. Ele conhece os pais, um casal ótimo que não tem vício nenhum, ninguém bate nela, enfim, o que que é, gente? Por que ela não fala? Ele já sentou com ela, ele já implorou… Ele falou: “Andréia, eu ajoelhei… Eu implorei e ela não me fala o que é. Ela só me fala que já vendeu as coisas e não tem como devolver”. Agora ele está juntando dinheiro para comprar, ele tem a foto da mãe no Facebook para comprar um igual, um conjunto igual para a mãe, de ouro e ele falou: “Eu vou dar… E se eu achar igualzinho, capaz que eu falar que, sei lá, que era o dela mesmo, sei lá”. Mas ele falou: “No fim eu sei que eu não vou mentir, mas eu vou dar para minha mãe um igual. E quando ela perceber o castiçal, quando eles perceberem o dinheiro, ela não me fala nem quanto dinheiro ela pegou do guarda—roupa, eu nem sabia que meus pais guardavam dinheiro no guarda—roupa. Eu não desmenti para ela o negócio das câmeras e agora ela não quer mais vir aqui em casa e eu amo essa mulher, mas eu não sei se ela está mentindo ou se ela pegou as coisas porque ela é uma pilantra, se ela pegou as coisas que ela tem em dificuldade ou em algum perigo”, porque a dificuldade financeira na casa dela eles têm a mesma classe social, então fome ela não passa. Se ela ficar desempregada ela tem os pais. Então o que que é?

O que pode ser e ela não fala? E aí eu falei: “Mas você não pensa em terminar com ela?”, ele disse que por enquanto não, que ele gosta dela e ele queria saber o que está acontecendo para poder ajudar. Ele falou: “Se eu descobrir que ela gosta de roubar, sei lá, que ela é uma sacana, aí pelo menos eu vou saber e vou terminar com ela e ficar em paz, né?”. O que vocês acham que está acontecendo com essa moça? 

[trilha]

Assinante 1: Oi, nãoinviabilizers, aqui é a Letícia de BH. Willian, com todo respeito, por que você quer continuar deitando e rolando na merda depois de sentir o cheiro dela e se certificar que é merda? Assim, se você talvez estivesse numa situação, assim, um pouco no escuro, estivesse com aquela confusão mental de não saber em quem confiar, de não ter provas, não conseguir ali ter uma conversa com ela em que isso fique claro, eu entenderia essa divisão. Agora, você tem uma confissão como prova, e aí você releva isso e continua a relação? Sabe o que você comunica para ela? Que você tolera esse comportamento. Sem encarar, sem resolver, sem discutir, sem esclarecer, e aí, como é que vão ser os próximos episódios? Você tolerou isso, você acha que ela não vai fazer pior? Você está com o sinalzinho aí apitando para você… Escuta ele sai fora, meu lindo, pode piorar. 

Assinante 2: Oi, nãoinviabilizers, aqui quem fala é Giovanna, de São Caetano do Sul. Willian, eu imagino o quanto está sendo difícil para você lidar com tudo isso, principalmente por você ter construído uma relação com essa pessoa, por você ter desenvolvido um amor por essa moça, né? Mas para te ajudar, o que eu te aconselho é que você foque nos fatos para tomar uma decisão. Para mim está claro que você teve que confiar muito nela para abrir a sua casa, considerando que você tem uma convivência difícil com seus pais, e ela traiu essa confiança. Pior do que isso é saber que ela é capaz de praticar furto… Ela praticou três e ela só admitiu isso porque você disse que tinham câmeras na casa. Eu acho que isso é outro fato que você precisa considerar. Agora, eu acho que para você tomar uma decisão, mais importante do que qualquer coisa, é você analisar o que você quer para a sua vida, para o seu futuro e o que você não está disposto a negociar para conseguir. 

[trilha] 

Déia Freitas: A Petlove oferece cinco opções de planos de saúde, desde o mais básico ao mais completo, permitindo que você escolha o que mais se adeque às necessidades do seu pet e ao seu orçamento. Pagando um valor acessível por mês, sem surpresas no seu orçamento, você garante o bem—estar de seus pets, já que a Petlove possui mais de 5 mil clínicas, hospitais 24 horas, laboratórios, médicos veterinários em domicílio e especialistas espalhados por todo o Brasil e uma contratação que é prática e digital… E ainda conta com microchipagem grátis. É muito importante você microchipar aí o seu pet. Usando o nosso cupom — que está aqui na descrição do episódio — você ganha 20% de desconto na primeira mensalidade dos planos de saúde Petlove, exceto no Plano leve. Contrate agora um dos planos de saúde Petlove. — Valeu, Petlove, te amo. — Um beijo, gente, e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]