Skip to main content

título: meu lindo
data de publicação: 09/12/2024
quadro: picolé de limão
hashtag: #meulindo
personagens: cosme

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei aqui para mais um Picolé de Limão. — E hoje eu não tô sozinha, meu publiii… — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem está aqui comigo hoje é a Wise. A Wise foi criada em 2011 para tornar aí as transferências internacionais de dinheiro mais simples, rápidas e econômicas. Hoje são mais de 16 milhões de clientes em mais de 160 países e mais de 40 moedas diferentes. — Eu sou cliente… — E a conta PJ da Wise acabou de ser lançada no Brasil. Se você possui uma empresa aberta em seu nome, com a Wise Empresas você pode gerenciar suas finanças internacionais em várias moedas. Se você faz frilas aí para empresas internacionais e recebe em dólares os seus frilas, você acaba ficando aí refém da instabilidade da moeda e com o Wise Empresas, você pode escolher receber pagamentos do exterior em mais de 40 moedas, tudo na mesma conta, sem pagar aí taxas excessivas de conversão, podendo converter quando quiser. — Nossa, isso vai facilitar muito a nossa vida, gente… — Alô aí, pessoal do YouTube, TikTok, todo mundo que recebe uma grana de fora. — 

Wise Empresas, receba dinheiro sem perder dinheiro. — Eu vou deixar o link certinho aqui na descrição do episódio. — E hoje eu vou contar para vocês a história do Cosme. — Ê, Cosme… — Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha] 

O Cosme começou uma época aí a entrar muito nesses aplicativos de namoro e o que o Cosme estava procurando? De fato, o Cosme queria um namoro. Nesses aplicativos tem as moças que são mais tímidas ou não conhece muito, tem aquelas que são diretas no que elas querem — então algumas querem sim dinheiro, outras querem sim sexo e outras querem sim um relacionamento sério — e o Cosme acha que é melhor assim, né? Quando você diz realmente a que veio, o que você quer e tal. E o Cosme queria uma namorada… Não conseguia pessoalmente. — Qual que era a questão do Cosme? — O Cosme é calvo… Aí vai ter uma galera aí que já vai rir agora, “ih, um calvo, chegou o calvo”. Cosme é assim que ele falou pra mim: “Andréia, não tem jeito assim, uma das coisas que os homens se incomodam muito é quando cai cabelo, meu cabelo começou a cair com 16 anos, eu já tinha muita entrada… E aí eu fiquei calvo, estou juntando dinheiro sim pra fazer um implante, pra ficar do jeito que eu quero”, eu acho muito legal, né? O Cosme tem aí uma meta, né? “Mas eu queria uma namorada porque os calvos também amam”. [risos] Ele que disse isso, gente, os calvos também amam.

E o Cosme tendo essa consciência de que é calvo, ele diz — ele diz, tá? Não sou eu — que ele sabe que ele não vai conseguir uma moça tão bonita porque ele é calvo.  — Sempre que eu falar “calvo” aqui é porque o Cosme falou, tá? Não sou eu que estou falando: “Ai, nossa, toda hora ela chama ele de calvo”, não, o foco do Cosme é esse. — Como ele não é rico, enfim, ele acha que ele tem ali um padrão de moças mais, assim, com aparência mais corriqueira, mas normalzinha… — Normalzinho no sentido de “básica”. — Cosme ia dando o match ali com as moças, então a maioria não dava match de volta, uma ou outra… Quando, de repente, ele viu uma moça muito bonita, que ele falou: “Essa aqui eu vou dar um match na zoeira”, quando ele deu match, a moça já tinha dado primeiro nele. “Como assim? Uma moça linda?”, a gente já teve histórias aqui de moças lindas com rapazes menos favorecidos, então precisa ficar atento. [risos]

“Nossa, mas ela já tinha me curtido primeiro? Vou mandar um “oi, tudo bem e tal”, puxou uma conversa e ela respondeu: “Oi, meu lindo”. [risos] Eu amo… [risos] E aí o Cosme já ficou, né? “Poxa, meu lindo? Amei” e aí eles começaram a conversar, a moça foi falando que ela também queria um relacionamento sério e que era muito difícil ali, que as pessoas só queriam sexo ou as pessoas eram golpistas e ela queria realmente um namoro, né? Cosme conversou com essa moça um tempo ali no aplicativo e foram para o WhatsApp. No WhatsApp ela tinha a mesma foto ali de perfil e eles continuaram conversando, ela fez um FaceTime com ele, então fez uma chamada de vídeo e ela era realmente a moça da foto, então até aqui tudo perfeito. Cosme, que não é bobo, já sabia que se a moça pedisse para ele buscar ela num lugar que ele não conhecesse, ele não ia, que podia ser o golpe do pix. — Ele já estava sabendo disso, do golpe do pix. [risos] Então veja, tudo ao entorno de Cosme é do tipo: “se tá comigo é golpe, é muito bonita”. 

E aí a moça falou: “Não, eu moro aqui em Higienópolis, o dia que você quiser, vem aqui, vamos tomar um vinho e tal” e eles conversaram bastante, bastante assim, bastante coisa… E aí o Cosme se sentiu seguro para ir até a casa dessa moça, ela marcou, marcou um dia e tal para que eles fossem e lá foi Cosme… Eles iam tomar um vinho, iam comer uma coisinha, o Cosme ainda levou umas coisas para fazer uma tábua de frios, até o vinho ele levou… [risos] Chegou lá a moça realmente ela era perfeita… E Cosme já foi assim com aquele bocão [risos] para dar um beijo, mas ela muito educada deu um beijo no rosto dele e ele foi logo com a linguona [risos], queria uma beijoca. [risos] E aí ela deu um beijo no rosto dele e tal, toda meiga, muito linda, muito linda e chamando sempre o Cosme de “meu lindo”, meu lindo pra cá, meu lindo pra lá, meu lindo, meu lindo… E aí ela montou ali a tábua de frios e o Cosme falou: “Nossa, ela estava muito bonita, ela estava com um vestido, assim, mais curto, desses mais soltos, assim que tem uns babados… Estava descalça, estava com o cabelo preso com uma fivela, muito linda”. — Estava apaixonado já? Estava, porque, né? Moça muito bonita, enfim… —

E aí ela montou a tábua de frios, ela deu o vinho para ele abrir, eles conversaram bastante e comeram ali as coisas da tábua de frios e tal. E aí continuaram tomando o vinho, uma garrafa só… Porque, assim, uma garrafa em dois, se você está acostumado a tomar uma tacinha ou duas, não vai te fazer ficar bêbado, né? E aí eles foram para o sofá, que aí você toma o vinho, fica mais aconchegante, aí já vai rolar beijoca… O coração do Cosme já estava ali disparando assim, né? E aí eles foram para o sofá… — E aqui a gente tem um corte… — De repente, já era de manhã e o Cosme acordou todo torto no sofá daquela casa. Ele olhou, olhou, a moça não tava e ele e pensou: “Puts, eu peguei no sono e ela, sei lá, foi trabalhar” e era tipo uma quinta—feira. “Ai, sei lá, ela foi trabalhar e agora? Que chato eu aqui na casa, caramba”. E ele tinha só tirado o sapato, botou o sapato dele ali e saiu, foi embora, que ele também tinha que trabalhar ali, ele ia entrar umas 11h, mas ele tinha que trabalhar… 

Ele saiu de lá muito apressado, assim, pediu o carro de aplicativo, entrou no carro de aplicativo, enfim, ficou pensando naquela noite e ele estava meio zonzo ainda, mas sei lá, de sono? Quando ele chegou em casa, tomou um banho ali e foi comer alguma coisa pra poder ir trabalhar e ele viu que o celular dele tinha mais ou menos umas 30 notificações ali. — Sabe quando você não recebe a notificação assim que fica na tela? Ele só tinha no ícone. Quando você tem ali aquele íconezinho de qualquer aplicativo e fica ali tipo “10”, “12”. — Compras, saques… E aí ele foi olhar na carteira dele e o cartão dele não estava lá. — Como que essa moça pegou a senha dele? Deve ser na hora que ele tava ainda, que ele não tinha adormecido, porque enfim, né? Dependendo do remédio, rola. E aquela palpitação que ele tava sentindo que achou que era emoção, [risos] já era o remédio fazendo efeito. [risos] Eu estou rindo porque ele ri, tá, gente? [risos] Eu estou rindo porque ele ri. — E ele falou: “Meu Deus, era golpe mesmo… Mas eu fui na casa dela”. 

E ele teve que ligar para o chefe dele para falar que ele ia ter que fazer um boletim de ocorrência, foi até a delegacia fazer o boletim de ocorrência e ele falou: “Mas eu tenho o endereço dela”. E aí quando ele falou isso, o escrivão lá que estava digitando esse negócio, falou assim pra ele: “Você checou se não é uma casa alugada por aplicativo?”, “Não, eu só fui lá, ela me convidou e eu fui”, “Eu tenho quase 100% certeza que ela deve ter feito o cadastro com outro nome, enfim, porque eles fazem muito isso com nome falso e alugou por um dia ou dois dias essa casa e você caiu nessa”. E aí fez o boletim, fez tudo que tinha que fazer… E uma coisa perigosa que eu falei para o Cosme, ele não devia ter feito isso, ele voltou lá no prédio… E aí quando ele voltou, o cara da portaria falou: “Ah, mas você alugou? Você tem a senha para abrir a porta lá?” e ele falou: “Não, como é que eu faço para alugar?”.

Aí o cara deu um papelzinho que era do aplicativo tal e falou que o mínimo eram duas diárias e aí ele viu que realmente o cara lá, o escrivão, o investigador, não sei, estava certo, assim… É uma coisa que acontece muito e por isso que o Cosme escreveu para a gente, ele falou: “Andréia, eu tomei um prejuízo… Algumas coisas eu consegui, por exemplo, o que eles sacaram, porque na hora de sacar, foi um homem que sacou, mas demorou para conseguir pedir as imagens no banco”, uma treta, gente…. Então, o que foi sacado no banco, ele conseguiu ressarcir, agora as compras não, porque ele deu a senha. Ele não conseguiu. Durou esse processo e tal, mas ele não conseguiu. Ele falou: “O grosso, Andréia, é porque eu não tinha tanto limite assim de compra, mas o grosso mesmo era minha conta e eles fizeram vários saques e em nenhum momento o banco brecou isso. Então, eu consegui reaver esse dinheiro, mas eu não consegui das compras”. Então ele teve um prejuízo sim, né? E jamais imaginou que aquela não fosse a casa da moça, né? Ele pensou: “Sei lá, se eu tivesse ido com ela num bar, alguma coisa, assim, eu podia até desconfiar, mas ela me chamou para a casa dela”, que aí ele descobriu que não era a casa dela. 

E o Cosme falou: “Nunca mais [risos] cliquei nas moças lindas”. [risos] — Ê, Cosme… [risos] E ele tá bem, ainda bem que não aconteceu nada, não foi machucado, nada… Mas eu sempre fico pensando nisso, né? A pessoa dá uma droga para você dormir, apagar e se acontece alguma coisa? E se você tem uma reação e morre? Aí de um crime mais simples, você se transforma num assassino ou numa assassina, né? Então, precisa ver isso aí, precisa acompanhar direitinho isso aí. A gente precisa tomar cuidado, tomar cuidado com tudo, gente, com tudo… Até se você for convidado para ir na casa, não tem como saber também… Como é que você vai saber que é uma casa que tá num aplicativo para aluguel? Não tem como você saber, não tem… — O que vocês acham?

[trilha] 

Assinante 1: Oi, Déia, oi, nãoinviabilizers, meu nome é Mônica, falo de Mogi das Cruzes. Tem muita história no podcast de mulheres que levam golpe, mas as mulheres geralmente são enganadas pelo sentimento, né? Os caras vão levando, vão se envolvendo ali, e as bichinhas vão caindo na conversa. Agora, homem, eu fico impressionada que 100% desse tipo no podcast são homens, porque eles não se enxergam. [risos] Gente, não adianta, caras, você tem que se enxergar, sabe? Você está lá no aplicativo, aparece o Cauã Reymond, você vai acreditar que esse homem está interessado em você mesmo, você sendo mulher? Você não vai acreditar, você sabe que não é verdade, entendeu? Mas, assim, fica a dica, tá, meninos? Baixem um pouquinho a autoestima de vocês, que é extremamente elevada. Não é assim que funciona. Beijo. 

Assinante 2: Oi, Déia, oi, nãoinviabilizers, aqui é a Nay de São Paulo. Caramba, a gente tem que pensar que esses golpes todos os dias eles estão se modernizando… A gente vai, pesquisa, vê na TV, na internet de diversas formas e acha que a gente não vai cair por que a gente tá informado, a gente tá modernizado, mas nada, né? Eles se modernizam para isso mesmo, para a gente poder cair. O perigoso era realmente que você tivesse tido um troço, tivesse passado dessa para uma melhor… [risos] Ou pior. Que bom que pelo menos a parte do dinheiro você conseguiu reaver. E a gente tem que ficar esperto todos os dias, porque o negócio tá complicado, né? Um beijo. 

[trilha] 

Déia Freitas: Wise Empresas é o primeiro e único provedor no Brasil a permitir que as empresas gerenciem seus ganhos internacionais em várias moedas, tudo em uma única conta. Se você é PJ, tem uma empresa registrada no seu nome e quer ter aí a facilidade de ser pago em várias moedas, Wise Empresas é perfeita para você. Com a conta PJ da Wise, você tem o seu negócio valorizado e o seu faturamento também. Wise Empresas, receba dinheiro sem perder dinheiro. Clica agora aqui no link que eu deixei na descrição do episódio pra saber mais e abrir aí já a sua conta Wise Empresas. — Valeu, Wise. — Um beijo, gente, e eu volto em breve. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]