Skip to main content

título: perfil
data de publicação: 12/02/2022
quadro: amor nas redes
hashtag: #perfil
personagens: genildo e janaíse

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Amor nas Redes, sua história contada aqui. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. E cheguei para mais uma história do quadro Amor nas Redes. — E hoje eu não estou sozinha, meu publi. — [efeito sonoro de crianças contentes] Quem está aqui comigo é a Drogasil. E hoje eu estou aqui para contar a penúltima história da nossa campanha. A Drogasil me convidou para homenagear aí os seus funcionários contando as histórias do dia a dia deles na farmácia e, gente, tá muito legal… O retorno que a gente está recebendo das pessoas assim, o povo gostando. [efeito sonoro de palmas] Algumas empresas me procuraram falando assim: “Ah, eu quero fazer igual a Drogasil e nã nã nã” [risos] — Amo. — Então está muito, muito bom o retorno e está muito legal contar aí as histórias dos funcionários da Drogasil. 

O maior compromisso da Drogasil é cuidar. Em homenagem a seus trabalhadores que cuidam de quem visita as farmácias no dia a dia, eu selecionei aí seis histórias que mostram como o pessoal da Drogasil oferecem cuidados que vão além dos medicamentos. Essa é a quinta história e é a história do Genildo. A primeira coisa que eu queria falar é que, assim, algumas histórias que eu recebi dos funcionários vieram com foto. — Algumas não e outras vieram com foto. — E essa do seu Genildo veio com foto. Então, assim, ele está de máscara fazendo assim um joinha, ele está com o jaleco da Drogasil. Ele é calvo, cabelo bem branquinho, sobrancelha branquinha e em volta dele ali outros funcionários. — Da Drogasil. — E ele está com uma cara muito boa assim, ele é baixinho… [risos] — Ele é ótimo, o seu Genildo. —

Então, eu queria, né? Falar que o primeiro impacto que eu tive foi esse, de receber a foto, ele com uma cara ótima e foi muito legal. Então vamos lá, vamos de história. 

[trilha]

Essa história se passa na Drogasil da Avenida Miguel Castro em Natal, Rio Grande do Norte. O seu Genildo estava ali há mais ou menos um ano e pouco. — Na Drogasil. — Trabalhando como orientador de estacionamento. Ele estava ali, estava feliz trabalhando e tal, mas ele sempre falava que ele tinha vontade de ser atendente, né? Que ele queria ali tentar um outro cargo dentro da farmácia, só que até então os gerentes que passaram por ali, assim, eles achavam que o seu Genildo não tinha o perfil e nem a idade pra ser atendente. — Aqui tem que ficar claro que, assim, a Drogasil nunca fez essa limitação, né? Mas como eu sempre digo aqui nas histórias, os gerentes, os funcionários, no geral, eles têm uma certa autonomia, principalmente na contratação e ver ali a dinâmica da farmácia que você está e das pessoas que trabalham com você. —

Então, ele ouviu algumas vezes que “ah, legal e tal, mas não é bem o perfil e a idade e nã nã nã”. E ele continuava ali, — Seu Genildo. — no trabalho dele como orientador de estacionamento. Até que um dia… Ano passado, — Em agosto de 2021. — chegou uma nova gerente naquela farmácia. — O nome dessa gerente farmacêutica: Janaíse Freire. — E aí a Janaíse chegou ali naquela filial e resolveu fazer uma dinâmica, né? Pra se apresentar. — E para conhecer ali os funcionários da equipe… Ela fez uma reunião . —e ela pediu que todos falassem ali um pouco da história de cada um e como era ali o trabalho deles na empresa. E a Janaíse notou ali aquele senhor, o seu Genildo e o jeito que ele falava, assim, muito apaixonado pelo trabalho, com um brilho nos olhos quando ele falava da Drogasil, né? 

E ele foi muito enfático em dizer que ele queria crescer na empresa, que ele não queria ficar ali só como orientador de estacionamento, que ele queria ali galgar outras vagas e, na hora, a Janaíse ficou, assim, muito surpresa e impressionada, né? — No bom sentido. — Ela não prometeu nada para seu Genildo, mas na cabeça da Janaíse, ela pensou: “Bom, assim que tiver uma oportunidade eu quero tentar aí uma coisa com o seu Genildo. — E aí a Janaíse teve aí oportunidade ali de conversar com o gerente regional, né? — O nome do gerente: Sidnei Gomes. — E ela compartilhou a ideia que ela tinha e a impressão que ela tinha tido do seu Genildo e tal e disse que ela gostaria de colocar o seu Genildo — Na primeira oportunidade que surgisse. — em treinamento para ser atendente. — Isso sem ele saber de nada. —

E aí o Sidnei falou: “Bom, Janaíse, você está com essa ideia aí, manda bala”. E Janaíse falou: “Bom, vou conversar com seu Genildo e vou botar ele pra treinar, pra ver se rola e tal, que ele tem que aprender as coisas do caixa e nã nã nã”. — E aí ela chamou o seu Genildo pra uma conversa e falou: “Então, a gente está querendo te botar aí para treinar e tal no caixa”. Seu Genildo [risos] quase morre de emoção e ele falou: “Eu tô preparado, tô pronto” [risos], seu Genildo estava pronto. E, gente, a Janaíse entrou em agosto, né? — Do ano passado. — Nessa filial da Drogasil e quando foi em novembro, ela já botou o seu Genildo pra treinar. — Ali como atendente. —

E aí eles prepararam o seu Genildo para ser um atendente 1 e foram dias ali treinando, que ele tinha que pegar a manha do caixa, observar todos os procedimentos e até que o seu Genildo se sentisse ali seguro e confortável para ocupar aquele cargo de atendente 1. E aí, obviamente, que o seu Genildo passou no treinamento, com louvor, assim, é uma pessoa ótima e está super bem treinado, foi promovido a atendente 1, agora ele é atendente 1 nessa loja. — Da Avenida Miguel Castro em Natal, Rio Grande do Norte. — E, assim, gente, ele era tão querido já quando ele estava no estacionamento, que agora os clientes estão indo lá na farmácia tirar foto com seu Genildo. [efeito sonoro de várias fotos sendo tiradas] Virou celebridade na farmácia já. [risos]

E seu Genildo disse que esse é só o começo, ele quer aí progredir e ir galgando outras posições ali na farmácia. Janaíse disse que “tamo junto, é nóis” e, né? O que seu Genildo conseguir aí ela está junto para ele progredir. E eu gosto demais desse clima, assim, um jogando o outro para cima, saca? — Aquilo que eu falo do nós por nós. — Gente, tô amando. E seu Genildo é sim muito perfil da vaga, ele é totalmente o perfil da vaga. Agora a gente vai ouvir a Janaíse falar um pouco e depois uma palavrinha de seu Genildo. — Lógico. — E, gente, Drogasil é tudo. 

[trilha]

Janaíse Alves: Meu nome é Janaíse Alves, eu sou gerente farmacêutica na Drogasil Lagoa Nova 3, fica situada na Avenida Miguel Castro, em Natal, Rio Grande do Norte. E eu sou gerente nessa filial desde agosto de 2021, tem sete meses que eu estou aqui. Conheci o senhor Genildo, nosso orientador do estacionamento ao chegar aqui nessa filial, fazia mais ou menos um ano e meio que ele ocupava o cargo de orientador do estacionamento, e aí eu conversei com seu Genildo e, um de nossos primeiros contatos, ele me falou da vontade que tinha de evoluir na empresa, de subir de cargo, de se tornar um atendente e passar a fazer parte, realmente, da equipe dentro da loja. 

O contato dele era muito maior com os nossos clientes na parte externa da loja, mas Genildo sempre teve muita vontade de crescer. Depois que ele conversou comigo, me passou a informação que tinha muita vontade de evoluir, eu já conversei com o meu regional que, na época, era o Sidnei Gomes e ele já buscou a oportunidade para a gente correr atrás dessa promoção. Logo em seguida, a gente começou a treinar o seu Genildo e em novembro, ainda de 2021, nós conseguimos promover o seu Genildo ao cargo de atendente 1. Muitos clientes nossos, que já conheciam seu Genildo, que já tinham criado um vínculo com ele ali na entrada da loja e nas boas vindas, no até logo, ficaram surpresos e felizes. 

Sem dúvidas pra ele foi um grande passo e todos os dias a gente está ali junto com ele. Para mim, como gerente, foi uma grande experiência foi uma satisfação em ver alguém que buscava… Busca, né? Que ele continua, fala que não é por aqui que ele vai parar, ele quer crescer, ele quer evoluir, ele quer continuar alcançando novos cargos na empresa. Eu costumo falar que a promoção de seu Genildo foi uma mega promoção não só pra ele, mas pra gente como a equipe também. De quem ganhou e ganha todos os dias um funcionário muito satisfeito e comprometido com o que faz. 

José Genildo: Meu nome é José Genildo, eu estou aqui na Drogasil hoje faz dois anos. Eu sou caixa, faço a reposição dos medicamentos nas prateleiras… Estou gostando muito do trabalho, dos, colegas da gerência, enfim… Eu me lembro que em 85 para 86, eu sou natural de Pernambuco, eu fui para São Paulo… Quando cheguei em São Paulo, eu comecei a trabalhar e passava em frente a uma drogaria na zona norte de São Paulo, no bairro de Itaberaba, na Avenida Itaberaba… Eu sempre passava em frente, olhava ali aquela aquela farmácia e achava legal, bem organizada, né? Em relação a outras que eu via… 

Até tinha um cartão na Drogasil… Isso em 85. Um cartão de cliente, né? Tenho até hoje. E eu pensava assim: “Poxa vida, legal essa empresa… Uma empresa grande, né? Bem organizada, né?” e eu tinha vontade de trabalhar numa empresa assim, uma empresa que fosse a nível nacional, uma empresa que tivesse o suporte, um bom atendimento pro funcionário se sentir bem, se sentir à vontade. E, hoje, graças a Deus, faço parte da Drogasil e espero ficar aqui um bom tempo. Eu me lembro que há dois anos atrás, quando entrei aqui, eu comecei como orientador de estacionamento… Ficava lá fora na porta, fiz muita amizade com meus próprios clientes, é? Com o pessoal que chegava e eu recepcionava eles. E o atendimento que a gente empresta para o cliente é fundamental, né? A atenção, a receptividade… Então eu acho isso muito importante. Eu comecei como orientador e, hoje, graças a Deus, já estou como caixa. 

Déia Freitas: Estou amando esse publi. Semana que vem é a última história, já estou aqui em luto. [risos] — #LutoDrogasil. — Mas eu tenho certeza que novos publis virão entre mim e Drogasil. Um beijo e eu volto sábado que vem. 

[vinheta] Quer sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Amor nas Redes é um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.