Skip to main content

título: perna
data de publicação: 29/08/2022
quadro: picolé de limão
hashtag: #perna
personagens: ana clara e enzo

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão. — E hoje vou contar pra vocês uma história lá do Twitter, que eu já contei há muito, muito tempo… Então, assim, era uma época que eu ainda dava nome aos homens cretinos, [risos] então essa história tem um nome aí de um cara. Então eu vou manter como o original, como eu fazia antes. — E hoje eu vou contar pra vocês a história da Ana Clara e do Enzo. Então vamos lá, vamos de história.

[trilha]

A Ana Clara ficou casada aí com o Enzo por uns quatro anos e meio. E, nesse tempo, esse cara deu várias pisadas na bola. Só que a Ana Clara foi ali contornando as coisas que o Enzo fazia e eles decidiram que estava meio que na hora de ter aí um bebezinho. Só que isso vinha mais do Enzo do que da Ana Clara. Ana Clara achava ainda que, não sei, tinha alguma coisa que fazia com que ela não quisesse ter um filho com Enzo. E aí a Ana Clara continuou tomando anticoncepcional escondido… Então, o Enzo achando ali que eles estavam tentando e a Ana Clara estava tomando anticoncepcional certinho pra não engravidar. Em agosto de um ano X — que eu nem lembro mais que ano que eu contei essa história — a Ana Clara recebe uma mensagem no WhatsApp… [efeito sonoro de notificação] Uma foto de uma menina, assim, super novinha, e a menina dizia que ela estava namorando o Enzo há um ano e meio. — Pensa… — E que ela queria resolver a situação, porque ela não queria mais ser amante. 

A Ana Clara custou a acreditar, falou: [efeito de voz fina] “Meu, eu não tô acreditando que o Enzo fez isso”, tipo, a menina é muito novinha e ele está com ela há um ano e meio. Como assim? Aí ela foi confrontar o marido, né? E sabe o que o Enzo falou pra Ana Clara: [efeito de voz grossa] “Ai, Ana Clara, desculpa… Ela é muito linda, eu me apaixonei e eu queria ficar com vocês duas. Eu quero muito que a Karina…”, o nome da outra mocinha é Karina, “venha morar com a gente”. — Gente? Oi? — Aí o Enzo fez essa proposta pra Ana Clara. Tipo, “Será que a Karina pode vir morar aqui e a gente ter esse relacionamento nós três e nã nã nã?”. E a Ana Clara ficou P da vida e disse: [efeito de voz fina] “Não, lógico que não”. Daí a Ana Clara botou o Enzo pra fora de casa, né? Avisou a família dela, avisou a família dele e todo mundo ficou do lado dela e tal. E eles romperam aí, definitivamente.

Enzo foi morar com a menina novinha. — Não se sabe onde, mas foi morar com ela. — E a Ana Clara entrou com o pedido de divórcio e vida que segue e tal… — Ela estava arrasada, mas enfim, era o melhor a se fazer. — E, nisso, os familiares ali do Enzo… — Por exemplo, tinha um churrasco, o Enzo já estava levando a novinha… — Então, a Ana Clara que tinha essas pessoas ainda no Facebook dela, via tudo e começou a bloquear a galera. Então ela bloqueou todo mundo da família do Enzo, o Enzo já estava bloqueado, enfim… Para ela não ver nada e sofrer. — E aí tudo isso foi aí num agosto. — Quando foi lá pra outubro… — Agosto, setembro, outubro… — Mais ou menos uns dois meses assim e meio, a Ana Clara estava em casa ali, lavando umas roupas e ela ouve chamando no portão. [gritos] “Ana Clara, Ana Clara, Ana Clara” e era a voz do Enzo… E ela, super já, assim, contrariada, falou: [efeito de voz fina] “Meu Deus do céu, o que esse cara quer aqui?” e foi, né? Saiu, deixou a roupa ali que estava batendo e foi ver o que o Enzo queria. [efeito sonoro de passos]

Quando ela chegou no portão, gente, o Enzo estava acompanhado de um amigo, um amigo que tem carro… Ele estava parado na calçada, de muletas, e o Enzo estava sem uma das pernas… — Inteira. Sabe? Assim, da base do quadril pra baixo, o Enzo tinha perdido uma das pernas. — E aí a Ana Clara, olhando incrédula aquela cena do Enzo de muleta ali, sem uma das pernas, com uma cara de cãozinho abandonado, sabe? E aí ele contou pra Ana Clara que fazia uns 20 dias que ele tinha sofrido um acidente de moto — porque o Enzo era entregador de comida numa rede de comida chinesa — e que, assim que ele sofreu o acidente e perdeu a perna, a novinha lá, a Karina, mocinha, ela tinha largado o Enzo… Alegando que, ó, palavras dela: “Não queria ser casada com um perneta”. — Essas foram as palavras de Karina. — E aí o que o Enzo pensou? “Bom, agora que Karina novinha não me quer mais, vou voltar com Ana Clara”, e o Enzo estava chorando muito, abatido, pedindo pra voltar. 

Agora, um detalhe… Quando ele foi separar da Ana Clara, que a Ana Clara não aceitou a proposta de casamento a três, ele falou assim: [efeito de voz grossa] “É, tá bom, é melhor eu ir mesmo porque eu não tenho mais tesão em você, nesses seus peitos murchos”. — Então vai vendo… Ele foi assim… Ele falou várias pra Ana Clara, deixou ela bem humilhada e foi morar com a novinha. E aconteceu isso… — A Ana Clara ficou balançada ali, porque ele estava chorando muito e, assim, ele estava sem uma perna. Então ela ficou balançada e falou pra ele: “Olha, eu vou pensar”. E aí ele voltou para a casa desse amigo aí, a Ana Clara estava muito confusa e com pena do Enzo. Depois de uns dias ela resolveu aceitar o Enzo de volta na vida dela. Então ela que tinha entrado já com os papéis do divórcio, pediu pra advogada dar uma segurada e tal pra ver se eles se acertavam e tal. E o Enzo voltou pra casa da Ana Clara.

O Enzo agora estava sem uma perna, desempregado e aprendendo a andar ali com as muletas, né? — A se equilibrar e tal. — O Enzo tinha recebido uma graninha do DPVAT e uma grana da firma, mas ele disse que gastou tudo no tratamento dele… — Sendo que ele fez todo o tratamento pelo SUS. Então, a Ana Clara acha que ele estava com dinheiro, mas não queria ajudar em casa e tal. — E agora a Ana Clara se desdobrava pra trabalhar… Ela tinha que fazer comida pra ele, ela trabalhava como atendente de telemarketing na área de suporte aí de uma grande seguradora. Então, ela teve que mudar de turno, ela teve que ir para o turno da madrugada pra poder levar o Enzo na fisioterapia e ficar a maior parte do dia com o Enzo, né? E quando ele estava dormindo, ela estava trabalhando. E ela tinha que levar ele de Uber, né? Porque o Enzo ele dizia que não conseguia ainda se equilibrar no ônibus e tal, então ela estava gastando bastante e tinha que fazer tudo, tudo, tudo, tudo pelo Enzo. Então, agora, a Ana Clara trabalhava fora de madrugada aí nessa seguradora, fazendo o acionamento de guincho, essas coisas, cuidava da casa, cuidava do Enzo, levava o Enzo na fisioterapia… Então ela estava, assim, exausta. — E aí, agora aqui, eu tenho que falar um pouco da intimidade desse casal… — 

Depois que o Enzo perdeu a perna, ele ficou muito exigente com algumas preliminares ali sexuais. Então, primeiro: o Enzo disse que não conseguia mais fazer oral na Ana Clara… — Porque ele dizia que não tinha equilíbrio… Mas gente, na cama? Ele deitado? Como que não conseguia? [riso] — E ele passou a exigir mais sexo oral nele, que Ana Clara fizesse nele, alegando aí que ele tinha uma dificuldade de ereção por conta do acidente. — Três: a única posição que o Enzo aceitava transar com a Ana Clara era com ela por cima, fazendo todo o esforço, porque ele alegava que não tinha equilíbrio e não conseguia ficar em nenhuma outra posição. O Enzo passou a exigir que a Ana Clara ajudasse ele a se masturbar… Pra isso, ele comprava vários filmes — assim, pornôs na TV a cabo — e Ana Clara tinha que pagar tudo, né? — Porque vinha uma conta, assim, altíssima. — Então, a rotina da Ana Clara era essa, assim, ela ficava exausta até no sexo, porque tudo era ela. E cada dia, o Enzo tinha mais pedidos e pedia, assim, exigia mais coisas da Ana Clara. E quando ela falava que não alguma coisa, ele alegava que estava em depressão pela falta da perna e nã nã nã.

A mãe da Ana Clara tem um marca—passo… Aí, um belo dia de madrugada, era tipo uma hora da manhã, a Ana Clara estava no trabalho, né? E o irmão dela ligou avisando que o marca—passo [efeito sonoro de celular tocando] da mãe tinha parado e que ela tinha sido internada. E aí aquele desespero, né? Ana Clara pediu saída ali do trabalho e ela ia pro hospital, né? Direto para o hospital ver a mãe. Só que a Ana Clara resolveu passar em casa pra pegar 200 reais que ela tinha escondido ali pra uma emergência e tal, porque vai que precisa, enfim, né? — A gente sabe quando acontece uma coisa dessa, é bom você ter um dinheirinho na mão, né? — A casa da Ana Clara era alugada num quintal que tinha outras quatro casas… Então, pensa assim: Tinha um corredor comprido e a casa da Ana Clara era a última… Então você ia passando ali pelas casas no corredor e a última era a casa dela. Assim que ela chegou ali no portão e que ela conseguia ver lá no final, — a casa dela no final do corredor — ela estranhou que a luz da cozinha estava acesa… E já era duas e pouco da manhã… E o Enzo dormia super cedo, porque a Ana Clara antes de sair pra trabalhar, — que ela entrava dez da noite — ela ajeitava o Enzo no quarto, dava a jantinha dele, ajudava no banho, deixava ele no jeito no quarto, já para dormir, com água do lado, laptop no colo… — Tudo pra ele não se esforçar, né? —

Então, aí vendo as luzes ali da cozinha acesa, o que a Ana Clara pensou? “Meu Deus, o Enzo levantou pra ir na cozinha e caiu. Deve tá caído até essa hora”. Ana Clara já desesperada, que já estava preocupada com a mãe que estava internada, correu aquele corredor o máximo que ela pôde, assim, o mais rápido que ela pôde, pensando: “meu Deus, o que aconteceu com o Enzo, né?”. O coração saindo pela boca e tal… Quando Ana Clara abriu a porta da cozinha…— A cena que ela viu nunca mais vai sair da cabeça dela. — Enzo estava em pé, pulando numa perna, todo eufórico, transando com uma vizinha — daquelas casas ali do mesmo quintal — e a vizinha estava pelada, de quatro, debruçada na mesa da cozinha da Ana Clara… E o Enzo — maldito — comendo a vizinha ali de quatro numa boa, com uma perna só, pulando. Detalhe: essa vizinha peladona que estava lá debruçada na mesa, é casada e mora ali no mesmo quintal.

Então, ela saiu correndo pelada pra casa dela… — E o Enzo ficou lá, também nu, de pau duro, olhando pra Ana Clara em choque. — E aí a Ana Clara começou a gritar, a xingar… [efeito sonoro de pessoa gritando] A vizinhança toda saiu em peso… — Inclusive o marido da vizinha peladona ali, né? — E a Ana Clara começou a gritar e falou pro vizinho que ele era corno. O cara sacou na hora o que estava rolando… —  E aí, gente… — Este marido da peladona deu um pau no Enzo. A polícia veio, todo mundo foi pra delegacia, o vizinho bateu no Enzo pelado… — O Enzo ali com uma perna só, pulando, o vizinho deu rasteira e o caramba, derrubou o Enzo no chão e bateu no Enzo… — E o vizinho quebrou uma costela e o nariz do Enzo. E Ana Clara falou que, na delegacia, quando foi contada toda a história, o delegado não conseguia parar de rir e de falar: “Meu Deus, como que ele conseguiu? É um safado… Com essa perna só, fazer tudo isso”.

E a Ana Clara devolveu a casa, né? E agora ela está morando temporariamente com a mãe. E ela ficou sabendo que o cara lá perdoou a peladona e não deixa que ninguém toque no assunto. O cara lá fica bravo se alguém comenta que o Enzo foi flagrado com a esposa dele e tal, então ele assumiu e é isso. E o Enzo está morando com um tio dele, porque os pais moram no interior e tal e ele não queria voltar pra lá. E finalmente aí os papéis do divórcio da Ana Clara saíram e ela se separou. Hoje em dia, a Ana Clara já é casada novamente com um cara bacana e tal… E é isso, gente. [risos] Essa é a história da Ana Clara. [risos] E que bom que ela se separou, que bom que agora ela já está casada de novo. Já está bem e feliz, né? E não sabemos aí mais nada de Enzo, como ele tá… Espero que ele tenha conseguido fazer a reabilitação dele e tal, mas pelo jeito, estava ótimo, né? [risos] Tava lá com a vizinha muito bem… Olha como ele era falso, né? Fazia a Ana Clara até arrastar ele, fazer tudo, dar banho nele e ele estava lá com a vizinha numa boa, em pé, de boa… — Como pode? — Equilibrado… Tava equilibrado transando com a vizinha ali, em pé… A vizinha debruçada na mesa. — Cê viu? Quem quer, dá um jeito. [risos] — Enzo maldito. 

[trilha]

Assinante 1: Oi, gente… Meu nome é Tatiana, Eu sou carioca e moro aqui em São Paulo. Nossa, que bizarra essa história do Enzo sem perna… [risos] Eu ri e ao mesmo tempo fiquei chocada. Tem situação que acontece e a gente na hora pensa que é uma tragédia, mas na verdade é um livramento, né? Se você não tivesse flagrado esse cara transando com a vizinha, talvez estivesse até hoje sustentando esse folgado e fazendo tudo por ele. Eu acho que a gente, que é mulher, é educada pra sempre achar que é nossa obrigação cuidar de alguém, né? E não é. A gente tem que cuidar da gente. Que bom que você se livrou desse embuste e refez sua vida. Um beijo. 

Assinante 2: Oi, Déia, Oi, Não Inviabilizers, aqui é Jean e eu falo de Belo Horizonte. Ana Clara, você foi uma pessoa muito evoluída ao perdoar esse cara e fazer tudo que você fez por ele, entendeu? Eu entendo que no momento difícil que ele estava passando, você quis acolher, Mas o cara é um folgado, te fez de babá, te fazia fazer de tudo pra ele, mas quando você saía de casa, o cara aprontava todas e ter uma perna só não era problema pra ele, né? Porque estava dando conta de fazer tudo o que ele queria a hora que você não estava em casa. Enfim, minha amiga, [risos] ele te enganou, mas eu acho que teve o que mereceu. Importante é que você está bem, está feliz e nem sabe mais desse cara, porque, de fato, ele não te merecia. Um abraço. 

[trilha]

Déia Freitas: Então é isso, gente, comentem lá no nosso grupo do Telegram. Sejam gentis com a Ana Clara e eu volto em breve. Um beijo.

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.