Skip to main content

título: vasectomia
data de publicação: 12/03/2021
quadro: picolé de limão
hashtag: #vasectomia
personagens: miriam e joel

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta] 

Déia Freitas: Oi, gente… Então a história que eu vou contar pra vocês agora é da Miriam e do Joel, e quem me escreve é a Miriam. 

[trilha]

A Miriam namora o Joel há três anos e eles namorando já há um certo tempo e fazendo planos — Mas assim, são namorados, né? — e o Joel ele já vem de um casamento, então o Joel tem dois filhos, a Miriam sempre se deu muito bem com as crianças, nossa, tudo perfeito. Até que um dia o Joel deu uma notícia pra ela, que agora na pandemia eles estão separados assim, mas separados só de corpos, continuam namorando. E aí olha só que beleza, ele fez nesse meio tempo uma vasectomia, ele fez uma vasectomia e não contou pra ela antes, né? Porque justamente ele achou que ela fosse ficar chateada e realmente ela ficou. E aí agora, assim, depois que ele fez a vasectomia ela tá muito, muito, muito chateada, porque ela achou que eles fossem casar, ter filho e tal, e ela ficou com rancor dele assim, ela continuou gostando dele, continuou namorando, mas ela não sabe o que fazer — Né? No caso anterior, na história que eu contei, era o cara que queria filhos e nessa história é a Miriam que quer filhos e ele não quer mais, e aí assim, o quê que eu acho? O cara tá no direito dele, né? Porque eles só namoram, então se o cara achou que pra saúde dele, pra vida dele, ele tinha que fazer uma vasectomia, eu acho que não tá errado. —

E a Miriam acha que ele tá errado porque ele tinha que pensar que ela quer ter filhos, mas ele não quer mais. — Ele tem direito de não querer mais, ele tem os dois filhos dele, então assim… — Uma coisa é a vida dos dois como namorados, mas ele tem a vida dele, as prioridades dele e ela tem a dela e as prioridades dela. — Então eu acho ok sim, que ela, de repente, ah, ela quer terminar com ele agora porque ele não quer ter filhos e ela é mais nova e quer ter filhos, tudo bem, direito dela também, né? — Agora ela querer continuar com ele e, assim, com essa mágoa, com esse rancor, não vai dar certo, né? E ela me escreveu, mas na vibe assim, de “Olhe como ele está errado”, mas eu não consigo achar que ele está errado, — Não consigo… — porque o corpo dele, a vida é dele, né? Ele tem os filhos. Eu falei: “Bom, ele já falou alguma vez pra você que ele queria ter mais filhos?”, ela falou que não, que eles nunca tinham conversado sobre esse assunto e que ela acha que ele devia ter consultado ela, mas consultado pra quê? Ela ia falar não e aí ele não ia fazer um procedimento que ele queria fazer pra vida dele? Não faz sentido pra mim, sabe? 

A mesma coisa assim ó, eu tenho um namorado, eu quero fazer um procedimento, e aí se ele não deixar eu não vou fazer? A gente ia achar um absurdo não ia? Por que que o contrário também a gente não acha um absurdo? Eu acho que ela não tem direito de falar: “Olha, não faz a vasectomia porque eu quero ter filho”, sendo que ele não quer mais. Então até conversei com ela, falei: “Olha, Miriam, eu discordo de você, né? Então se você quiser que eu conte realmente a história e que peça lá a ajuda do grupo, eu vou falar o que eu acho, né? Que eu acho que o cara não tá errado e que ele não falou porque realmente ele quis poupar”, porque ele sabia que ela ia falar que não. E aí também não sei, então será que ele deveria ter terminado? Mas ele não queria terminar. 

Gente, eu não sei, só sei que eu acho que ele não tá errado assim, não 100%, sabe? É um direito que ele tem, e como é um direito da Miriam agora terminar e, de repente achar um cara que ela queria ter filhos, não sei, gente. Eu não sei porque que as pessoas querem tanto crianças biológicas, né? Assim, eu não penso em ter filhos, eu amo criança, mas nunca pensei em ter meus próprios filhos, mas se eu fosse ter só seria adotado, eu nunca pensei em “Ah, gerar uma criança”, e aí eu já contei uma história aqui de uma moça muito legal, que quem me escreveu foi até a outra parte, eu fiquei do lado da moça que não me escreveu, que ela adotou uma criança sozinha. Foi lá, fez o cadastro, fez todo o processo e ela tinha condições e adotou uma criança sozinha, sabe? Todo mundo pode ser mãe, pode ser pai se quiser, então, se ela quiser ficar com esse cara… 

Mas no caso do nosso amigo Joel, ele não quer nem adotado, nem dele, ele não quer mais, ele tem dois, então tem isso também, né? Criança gera aí uma despesa. E ela tá com trinta agora e ele tem trinta e oito, então, de repente, ele pode se achar também velho pra ter um bebê agora e começar, né? Porque até a criança crescer um pouco dá mais trabalho, né? Eu não sei, gente. Deixem seus recados lá no grupo pra Miriam, ela quer continuar com ele, mas tá com esse rancor, e aí eu falei pra ela também: “Você tem que pensar, você quer continuar com ele, mas você quer ter filho, e aí como é que vai ser? Ele não quer ter filho de nenhum jeito, nem adotado, nem biológico, então já é um…” Eles têm projetos de vida diferentes, às vezes a gente tem amor, a gente tem tudo, mas um projeto de vida não bate, tem isso. 

Então… não sei, pra mim eu fiquei meio confusa aí, mas não consigo achar que ele tá errado, sabe? Ainda perguntei: “Pô, ele é um cara chato com você?”, ela falou: “Não, ele é perfeito comigo, só essa questão aí da vasectomia que me pegou”. Então gente, deixa lá no nosso grupo do Telegram, um recado pra Miriam, sejam gentis e… Não sei, não sei muito o que dizer, sabe? Fico na dúvida. 

[trilha]

Assinante 1: Miriam, se eu fosse você eu saía fora dessa história porque ele não conversou com você, vocês estão em um relacionamento de três anos, eu não acho que deveria ser uma decisão só dele, você é uma mulher jovem. Se ele não queria mais filhos ele tinha que ter conversado com você desde sempre, tinha que ter entrado no relacionamento falando: “Olha, eu já tenho filhos, eu não quero mais, se você quiser ficar comigo, é assim”, e não depois de três anos ir lá fazer uma vasectomia sem falar com você, sem nada, inclusive, às escondidas, porque sabia que você ficaria chateada. Eu acho que quanto mais você prolongar, pior vai ser pra você, se você quer ter filhos no futuro, seus ou não, adotado ou não, sai fora e já procura alguém que vai te dar isso. 

Assinante 2: Oi, gente, aqui é a Maya, eu sou de São Paulo, vim deixar minha opinião pra Miriam. Miriam, ele tem o direito de não querer ser pai e de ter feito uma vasectomia, né? Mas também foi errado ele não ter te contado antes, isso daí eu concordo, numa relação a gente tem que ter o diálogo claro, né? E nem sei o que te dizer Miriam, esse cara não quer ser pai mais, você tá magoada, você tá chateada… Não é legal ficar com alguém que você olha pra pessoa e lembra da mágoa, né? Então repensa a sua relação, veja se não é melhor você encontrar alguém que tenha o mesmo objetivo que você, em construir uma família só sua, mas, ó, tem vários jeitos da gente ser mãe, quem sabe um dia vocês adotem. Desejo muita força pra você, um grande beijo. 

Déia Freitas: Então um beijo. Até daqui a pouco. 

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.