Skip to main content

título: desamparo
data de publicação: 12/01/2023
quadro: picolé de limão
hashtag: #desamparo
personagens: caio, uma moça e pai de caio

TRANSCRIÇÃO

[vinheta] Picolé de Limão, o refresco ácido do seu dia. [vinheta]

Déia Freitas: Oi, gente… Cheguei. Cheguei pra mais um Picolé de Limão, e hoje eu vou contar para vocês a história do Caio. Então vamos lá, vamos de história.


[trilha]


O Caio perdeu a mãe quando ele ainda era uma criança muito pequena, o pai dele sempre foi muito companheiro dele, casou de novo algumas vezes e, ao longo dos anos foi tendo namoradas aí e tal… Então o Caio diz que ele nunca sentiu assim aquela coisa de família, família… Então, um porque uma namorada tinha ciúme dele ou a primeira mulher do pai que  até eles terem uma filha, tratou de um jeito, depois não tratava mais ele como se fosse filho, enfim… O Caio cresceu assim, sendo, bem próximo do pai, mas sempre tendo essas questões e alguns problemas de relacionamento aí por conta de namoradas e, enfim, madrastas dele… 

O sonho do Caio sempre foi crescer, estudar, começar a trabalhar e poder constituir a sua própria família. Ele queria ter uma família mais estruturada e tal, então esse sempre foi o sonho do Caio. Quando ele completou 25 anos, ele conheceu uma moça muito bacana… — Gente, muito bacana… — Ele se apaixonou, a moça também e eles começaram aí um romance. Com um ano de namoro firme e tal, o Caio já queria casar… — Já queria ir morar junto pra ver como ia ficar e nã nã nã… — Mas a moça ela queria um casamento formal, assim… Então ela falou: “Olha, por enquanto não dá e tal, a gente não tem essa grana… Vamos namorando”. E eles namoraram mais dois anos e ali com três anos de relacionamento, o Caio já tinha guardado um bom dinheiro e ele falou: “Bom, agora eu consigo dar a festa que você quer, né? A gente pode começar a pensar nisso, em casar”.


E a moça falou pra ele: “Olha, vamos dar mais um tempinho, né? Vamos pensar mais um pouco, de repente dar entrada num apartamento”. E aí, assim, ela ia sempre colocando etapas… — E que ela também não está errada, né, gente? Cada um tem aí os seus objetivos dentro de um relacionamento e ela queria ter mais segurança, segundo ela, né? — E aí o Caio sempre ia fazendo os planos aí em cima das coisas que ela sugeria. Primeiro, então, para ter uma festa legal de casamento, porque ela falava: “Ah, eu quero casar uma vez só, então vamos esperar pra fazer uma festa legal e nã nã nã” e depois pra essa questão aí de dar entrada num apartamento… O Caio ainda morando com o pai, então ela não queria sair também da casa dos pais dela pra pagar aluguel… Então aí o Caio começou um novo planejamento pra ver quando ele conseguia dar entrada num apartamento pra poder casar com essa moça que ele tanto amava, né?


Até que um dia, essa moça parou de responder o Caio. O Caio tinha uma rotina que ele acordava, ia para o trabalho e mandava bom dia, eles conversavam e nã nã nã e o dia todo e essa moça não respondeu… E o Caio foi ficando nervoso porque ele não sabia o que tinha acontecido, achou até que, sei lá, de repente roubaram o celular dela. Aí ele mandou mensagem pra mãe dessa moça, a mãe falou: “Não, ela tá… Ela está aqui sim. Ela já foi pro estágio, já voltou e está aqui”. E essa moça tinha começado a fazer uma faculdade, foi mais tardia, assim, a faculdade dela… Ela com a mesma idade ali do Caio, os dois com 28 para 29 anos agora, né? — Com três anos e pouco de relacionamento. — E ela estava fazendo estágio na área de direito, que é a área que ela escolheu e nã nã nã, tinha voltado do estágio, estava lá, mas não estava respondendo o Caio.


Aí, no dia seguinte, [efeito sonoro de mensagem no Whatsapp] essa moça mandou para o Caio um textão no WhatsApp dizendo que não queria mais. — E, gente, eu super entendo… Eu também quase me casei e não quis mais, assim… Então, é um direito que toda pessoa tem… Todo homem, toda mulher tem de não querer mais casar, né? Pode estar ali, sei lá, muito perto, mas, enfim, é um direito. — O Caio ficou completamente arrasado, foi conversar com o pai dele, mostrar para o pai dele e o pai dele falou mais ou menos a mesma coisa que eu falo: “Olha, filho, tem que encarar isso de frente, vai passar… Você é novo e nã nã nã”, aquele clichê, mas que é real… Uma hora passa e tal… “O importante é você não perseguir a moça” o pai falou pra ele, “não ficar atrás dela, que se ela decidir que ela deu um passo errado, ela pode te procurar e nã nã nã”…


E o Caio ficou muito mal, precisou fazer terapia, precisou de medicação… Ficou, assim, em depressão mesmo. Ficou mal. Bom, o tempo foi passando… Realmente a dor vai amenizando, mas era uma coisa assim que pegava muito o Caio. Ele pensou que ele fosse casar, que ela fosse a mulher da vida dele e não era, enfim… E depois de um ano que o Caio tomou esse pé na bunda, que é normal, todo mundo toma, ele conheceu uma mocinha… — Mas assim como é que era isso? Ah, conheceu a mocinha, assim, nada firme, porque agora também ele não estava querendo ser tão intenso como ele foi, né? Fazer tantos planos e tal. — E aí ele contou para o pai que tinha conhecido uma moça… — Mas assim, gente, pensa: Você entrou ali num aplicativo de relacionamento, conheceu a moça, conversou, teve um date com a moça… Foi tudo normal, assim, não era um amor da vida. —


E aí, quando ele contou,  o pai dele ficou muito feliz de saber que ele estava seguindo com a vida, que estava saindo daquela fossa que ele estava por causa daquela moça e tal que largou ele. E aí o pai resolveu ter uma conversa mais séria com o Caio… — E que o pai falou? — Falou: “Olha, filho, ainda bem que você saiu dessa fossa e que você agora está bem, que você pode seguir sua vida porque o pai também ficou muito preocupado com você e o pai também quer seguir a vida dele e nã nã nã”, e o assunto foi indo assim que ele falou: “Gente, meu pai vai casar de novo…”. E aí realmente o pai dele ia casar de novo. — E agora vocês estão preparados? Sabe com quem que o pai dele casou de novo? — Com a ex-namorada do Caio. — Sim… — Ele começou a namorar a moça… 


O Caio quando ficou sabendo ele ficou muito, muito, muito bravo com o pai e queria saber como surgiu isso. E o pai acabou confessando tudo… Ele falou: “Olha, eu não quero mentir para você… Eu menti para você durante um ano e meio e eu não quero mais mentir”, eles começaram a namorar — pai de Caio e namorada de Caio, noiva de Caio, que na época era noiva de Caio — seis meses antes dela terminar com ele… Um dia lá na casa, não sei, pintou um clima, eles transaram e aí eles começaram a namorar enquanto ela namorava o Caio e ia tentando sair desse relacionamento com o Caio. E aí, com seis meses ela decidiu terminar com o Caio porque ela engravidou do pai do Caio, mas ela perdeu o bebê… E eles continuaram namorando. Esse um ano que o Caio ficou fora do ar aí com depressão e mal por causa dela, o pai estava namorando a moça lá. Então os dois, né? Noiva do Caio e pai do Caio traíram aí o Caio e passaram seis meses traindo e depois continuaram o namoro. 


Então, ele estava comunicando ao Caio que a moça ia se casar com ele. — Inclusive, os pais da moça já estavam sabendo dessa troca que ela fez do filho pelo pai. E, aparentemente, aprovavam e tal, e também ela é maior de idade, praticamente com 30 anos e era isso… — Ele estava dizendo da felicidade dele e nã nã nã e que a moça ia morar lá. Então, ele estava avisando o Caio, porque provavelmente o Caio não ia querer ficar lá na casa né? — E justamente… — O Caio saiu da casa. Eles casaram, fizeram uma cerimônia do jeito que ela planejava com o Caio, ela fez com o pai do Caio e hoje eles têm dois filhos e esses filhos são irmãos do Caio. Então ele tem irmãos que são filhos da mulher que ele amou, assim, boa parte da vida dele, que até hoje ele não superou direito, principalmente depois essa traição de tudo… Isso ferrou demais a cabeça do Caio. Ele faz terapia até hoje, não consegue confiar mais nas pessoas, enfim… 


A vida toda ele viu o pai dele colocar mulheres aí à frente das necessidades dele, até como criança e tal…Então ele já tinha muitas questões com o pai, e aí quando ele cresceu, ele viu também o pai botar na frente, porque assim… — Na cabeça do Caio, ele falou: “Andréia, meu pai podia sair com milhões de mulheres, porque justo a que eu me apaixonei, né? Por que ter esse olhar pra mulher que eu amava, que eu estava junto e que a gente ia casar?”. — Ele nem tem tantas questões com a ex, porque, enfim, é aquilo que a gente fala, traição pode acontecer e tal, ela foi um pouco perversa também, né? De escolher o pai do cara pra trair o cara e tal, mas porra… O pai é foda, hein? O pai… E aí ele não perdoa mesmo. Eu estou com ele e também não perdoaria. E mais, assim, nem é porque “ah, ele está feliz agora e eu não tô”, é mais pela traição mesmo, sabe? Seis meses eles passaram transando ali dentro daquele apartamento que o Caio também morava e traindo o Caio, né? — A real é essa. — Então, essa é a história do Caio, é uma história ainda de muito sofrimento… 


Ele tem um suporte terapêutico e tal, tem os amigos também, mas é aquela coisa, no final, a única família dele era o pai e o pai traiu ele desse jeito. Então, é muito difícil você não se sentir desamparado, né? E é assim que o Caio se sente, assim, num desamparo total.


[trilha]

Assinante 1: Oi, gente, meu nome é Gabriela, falo do Rio. Caio, eu fiquei devastada com a sua história só de ouvir, imagina você de ter passado por tudo isso… Eu não tenho noção da dor que você passou na sua vida inteira, que foi marcada por tantas tragédias, mas eu espero do fundo do meu coração que você encontre na sua vida um hobby, uma namorada, um amigo, um cachorro… Alguma coisa que te faça enxergar que a vida pode sim ser boa. Não desista. Eu sei que é muito difícil, mas por favor, não desista de encontrar o seu lugar no mundo, porque você merece, tá bom? Fiquei até emocionada de falar… Um beijo. 


Assinante 2: Oi, Déia, oi, Não Inviabilizers, aqui é a Camila, eu falo de Betim, Minas Gerais. Caio, eu fiquei muito mal com sua história, então assim, se eu tô mal, imagina você… Então eu te desejo muita, muita força mesmo pra você superar isso. Eu imagino que a pior traição, a pior apunhalada pelas costas é a que a gente recebe das pessoas que a gente mais confia, no seu caso, o seu pai e a sua ex-noiva, que era a pessoa que você amava… Então, eu não consigo mensurar a barra que tá sendo pra você… Mas vai passar, você tem coração muito bom, então a gente atrai o que a gente exala, né? Você é uma pessoa muito boa e eu tenho certeza que vai dar tudo certo, você vai conseguir superar e vai encontrar uma pessoa incrível pra você formar sua família dos seus sonhos. Boa sorte, te desejo tudo de melhor.


[trilha]


Déia Freitas: Então, essa é a história do Caio, comentem lá no nosso grupo Telegram, sejam gentis e mandem aí muito carinho, muito afeto para o Caio. Um beijo, gente, e eu volto em breve.

[vinheta] Quer a sua história contada aqui? Escreva para naoinviabilize@gmail.com. Picolé de Limão é mais um quadro do canal Não Inviabilize. [vinheta]
Dourado

Dourado é pai, abandonou a teologia e a administração para seguir a carreira em TI e sua paixão por fotografia. Gosta de cinema, séries, música e odeia whatsapp, sempre usou Telegram.